sábado, 25 de outubro de 2025

CÍRCULO DE LEITURA: "LEITURA DE TEXTOS DE AUTORIA FEMININA EM PROSA E POESIA"


Sinopse

O Círculo de Leitura do Centro Cultural do Cariri propõe, entre agosto e outubro de 2025, na EEM Governador Adauto Bezerra, a atividade: Leitura de textos de autoria feminina em prosa e poesia. Com o objetivo de promover leitura de textos em prosa e poesia de autoras brasileiras diversas, pretendemos realizar apreciação e debate em torno de aspectos formais e conteudísticos presentes em textos que se manifestam em gêneros discursivos variados. Além disso, pretendemos despertar o desejo de ler e de construir, no âmbito escolar, espaços de leitura contínuos.

Classificação indicativa: 12 anos

Público-alvo: Docentes e discentes da EEM Governador Adauto Bezerra

Limite: 20 participantes

 

12 de agosto

         O Círculo de Leitura, intitulado “Leitura de textos de autoria feminina em prosa e poesia”, teve início na data de 12 de agosto de 2025, às 13h30, no Centro de Multimeios da EEM Governador Adauto Bezerra, localizado na cidade de Juazeiro do Norte–CE. Na ocasião, foi apresentada a proposta de leitura dos seis encontros que deveriam ser mediados pelo Prof. Dr. Cícero Émerson do Nascimento Cardoso. Nesse sentido, os encontros foram divididos em três momentos: 1) leitura de texto poético, 2) leitura de texto em prosa e 3) debate teórico-crítico.

        Assim, no primeiro encontro, foram apresentados, no primeiro momento, um poema de Conceição Evaristo e três poemas de Neuma Xenofonte. No segundo momento, foi lido o conto “O búfalo”, de Clarice Lispector. Para dar suporte à explanação do texto, foi realizada discussão em torno do ensaio: “O amor erótico n’O búfalo, de Clarice Lispector”, de autoria do mediador.    

         Antes da leitura, que ocorreu de forma interativa, houve breve explanação de notas alusivas às temáticas gerais abordadas pela escritora, também houve menção a componentes estruturantes do gênero narrativo conto: definições, componentes estruturais, características gerais etc. Dentre as propostas teórico-críticas, foi apresentada a que se encontra em “Formas breves”, de Ricardo Piglia.

        Com base no conto lido, a discussão foi direcionada para diversos temas, dentre os quais: amor, ódio, afetividade, solidão, frustrações amorosas etc.

26 de agosto    

         No segundo encontro, foi apresentado, no primeiro momento, um poema de Conceição Evaristo e, no segundo momento, os contos: “Pomba enamorada ou uma história de amor”, de Lygia Fagundes Telles; “Não pode dar certo” e “O grande e o pequeno”, de Adriana Falcão.     

         Antes da leitura, houve breve predição acerca da obra e, após a leitura interativa, houve debate alusivo aos temas: encontro amoroso, busca amorosa, a condição da mulher no século XX e século XXI etc.  Para o debate, recorremos ao conceito de amor conforme o apresenta Zygmunt Bauman.

09 de setembro

        No terceiro encontro, foram apresentados, no primeiro momento, poemas de Conceição Evaristo e, no segundo momento, foram lidos os contos: “Sacola” e “Gesso”, de Jarid Arraes. Na ocasião, recebemos na escola a visita de um ex-aluno que construiu uma sólida carreira literária, em âmbito nacional, e fez uma fala sobre sua experiência literária: Sidney Rocha. 

23 de setembro

         No quarto encontro, foram apresentados, no primeiro momento, poemas de Cecília Meireles e, no segundo momento, foram apresentados o conto “Uma amizade sincera”, de Clarice Lispector,  e a crônica “Ah, os amigos”, de Rachel de Queiroz.

         Antes da leitura, houve breve predição acerca da obra e, após a leitura interativa, houve debate alusivo ao tema da amizade. Para o debate, recorremos ao texto Da amizade, de Marcus Túlio Cicero. 

         Na ocasião, realizamos debate em torno das aproximações e diferenciações dos gêneros narrativos conto e crônica.

07 de outubro

          No quinto encontro, foram apresentados, no primeiro momento, poemas de Zila Mamede e, no segundo momento, o conto “Olhos d’Água”, de Conceição Evaristo. Para a discussão, foram explanados conteúdos teórico-críticos alusivos à Literatura Afro-brasileira, conforme as abordagens de: Eduardo de Assis Duarte, Conceição Evaristo e Nazareth Fonseca, dentre outros. Nesse sentido, foram abordados os temas: maternidade, memória, afetividade etc.

21 de outubro

           No sexto encontro, foram lidos, no primeiro momento, poemas de Jovina Benigno, com ênfase nos livros “Cruviana” e “As linhas apagadas de minhas mãos”. No segundo momento, foi lido o conto “Amor”, de Clarice Lispector. Antes da leitura, houve breve predição acerca da obra e, após a leitura interativa, houve debate alusivo aos temas presentes no conto. Nessa perspectiva, foram explanados os seguintes temas: epifania, a condição da mulher, reflexões em torno da condição social brasileira, relações familiares, maternidade, erotismo etc. 

          Para o último encontro, os participantes do Círculo de Leitura foram convidados a visitarem o Centro Cultural do Cariri, com transporte disponibilizado pela instituição, e o encontro para leitura se deu na Biblioteca e, depois, no Bosque (espaço no qual foi servido lanche).

          O encontro foi concluído com o sorteio, entre os presentes, de diversos livros teórico-críticos e ficcionais. Dentre eles, foram sorteados: “As linhas apagadas de minhas mãos”, de Jovina Benigno, e o livro “Romanceiros”, de autoria do mediador do Círculo de Leitura.

          Como resultado das atividades realizadas durante o Círculo de Leitura, o Centro de Multimeios pretende prosseguir com o desenvolvimento de novos encontros para leituras e debates. No geral, a experiência foi maravilhosa, pois tivemos um espaço de construção de saberes plurais sob incentivo do Centro Cultural do Cariri, que tem prestado relevante serviço de propagação das artes.

REFERÊNCIAS:

ARRAES, Jarid. Redemoinho em dia quente. Rio de Janeiro: Capital das Letras, 2021.

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Trad. de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016.

BAUMAN, Zygmunt. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.

CARDOSO, Cícero Émerson do Nascimento. O amor erótico n’O búfalo, de Clarice Lispector. In: GOUVEIA, Arturo (org.). Sátira, amor, pobreza e anatomia da alusão: ensaios de literatura. Cotia: Cajuína, 2022.

CÍCERO, Marco Túlio. Saber envelhecer e A amizade. Tradução de Paulo Neves. Porto Alegre: L&PM, 2013.

DUARTE, Francisco de Assis. Por um conceito de literatura afro-brasileira. In: DUARTE, E. A. e FONSECA, M. N. S. (org.) Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

EVARISTO, Conceição. Literatura negra: uma poética de nossa afro-brasilidade. InSCRIPTA, Belo Horizonte, v. 13, n. 25, p. 17–31, 2º sem. 2009. 

________. Olhos d’água. Rio de Janeiro: Pallas: Fundação Biblioteca Nacional, 2016.

FONSECA, Maria Nazareth Soares. Poesia afro-brasileira: vertentes e feições. 2018. Disponível em: http://www.letras. ufmg.br/literafro/artigos/teoricos/ArtigoNazareth. Acesso em: 24 jan. 2020.

LISPECTOR, Clarice. Todos os contos. Rio de Janeiro: Rocco, 2016. 

MAMEDE, Zila. O arado. Natal: EDUFRN, 2023.

MEIRELES, Cecília. Literatura comentada: Cecília Meireles. Seleção de Norma Seltzer Goldstein e Rita de Cássia Barbosa. São Paulo: Abril Educação, 1982.

PLATÃO. O banquete. Trad. de Donaldo Schüler. Porto Alegre: L&PM, 2018.

PIGLIA, Ricardo. Teses sobre o conto. InFormas breves. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

QUEIROZ, Rachel de. Ah, os amigos. InMapinguari: crônicas. Rio de Janeiro: José Olympio, 1989.

STRAUZ, Rosa Amanda (org.). Elas por elas: histórias de mulheres contadas por grandes escritoras brasileiras. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2018.

TELLES, Lygia Fagundes. Literatura comentada: Lygia Fagundes Telles. Organização de Ligia Chiappini Moraes Leite. São Paulo: Abril Educação, 1980.


Nenhum comentário:

Postar um comentário