No início do século XX, surgiram manifestações artísticas que buscavam expressar a angústia do homem ante as mudanças socioculturais que transformavam a Europa. As Vanguardas Europeias surgiram como uma tentativa de ruptura com a estética tradicional. Essas vanguardas manifestaram-se principalmente nas artes plásticas, na música e na literatura, com caráter agressivo, experimental e inovador. Faziam oposição ao racionalismo e objetivismo e valorizavam o Simbolismo. O termo vanguarda deriva do francês avant-garde, ou seja, metaforicamente significa aquilo que vem à frente, que inicia algo.
CARACTERÍSTICAS:
- ATITUDE IRREVERENTE AOS PADRÕES ESTABELECIDOS;
- REAÇÃO AO PASSADO CLÁSSICO;
- TEMÁTICA PARTICULAR E INDIVIDUAL;
- PREFERÊNCIA PELO DINAMISMO;
- BUSCA PELA IMPREVISIBILIDADE DAS ARTES;
- DESAPARECE O SENTIMENTALISMO;
- COMUNICAÇÃO DIRETA DAS IDEIAS: LINGUAGEM COTIDIANA;
- ORIGINALIDADE E AUTENTICIDADE;
- INTERESSE PELA VIDA INTERIOR (ESTADO DE ESPÍRITO, PSÍQUICO E SUBCONSCIENTE);
- EXPRESSÃO INDIRETA E SUBJETIVA;
- VALORIZAÇÃO DO HUMOR;
- LIBERDADE NOS VERSOS E RITMOS.
PRINCIPAIS CORRENTES VANGUARDISTAS:
CUBISMO - Surgiu em 1917 na pintura, com Pablo Picasso e George Braque e valorizava as formas geométricas (cubos, cones e cilindros)
"Dora Maar e o gato", Pablo Picasso |
FUTURISMO - Movimento cujo objetivo principal era o de abolir o passado, adotando novos temas e técnicas da arte. O principal representante foi Filippo Tomasso Marinetti.
"Elasticidade", de Umberto Boccioni |
DADAÍSMO - Movimento que enfatiza a destruição e a anarquia de valores e formas. Seu principal representante foi Tristan Tzara. Essa arte pretendia provocar escândalo e surpresa, destruir o bom senso, além de romper qualquer equilíbrio.
"Roda de bicicleta", Marcel Duchamps |
EXPRESSIONISMO - Movimento que surgiu na Alemanha, no início do século XX, caracterizava a arte criada sob impacto do sofrimento humano e buscava mostrar os sentimentos, a expressão da dor humana em suas mais amplas formas de percepção.
"O grito", de Edward Munchi |
SURREALISMO - Movimento artístico que nasceu na década de 1920 e não aceitava a destruição dos dadaístas, pois valorizava a imaginação, o maravilhoso e o sobrenatural. Influenciado profundamente pelas ideias de Freud, essa vanguarda dá ênfase ao papel do inconsciente na atividade criativa. André Breton e Guillaume Apollinaire foram seus idealizadores.
"Sonho provocado pelo voo de uma abelha em torno de uma romã, um segundo antes de despertar", de Salvador Dalí |
Nenhum comentário:
Postar um comentário