sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

UMA EXPERIÊNCIA COM LITERATURA CONTEMPORÂNEA



TEXTO EM DESENVOLVIMENTO

Como apreciador e pesquisador de literatura, tenho a preocupação de organizar minhas leituras de modo a jamais deixar os clássicos de lado e, ao mesmo tempo, buscar a produção literária contemporânea. Não existe o que é moderno sem o que há de tradição, de modo que, para mim, excluir uma ou outra vertente é desconsiderar a trajetória empreendida por uma literatura que lutou por constituir-se enquanto projeto intelectual de um país massacrado por um processo colonizatório acrítico e excludente.

Sendo escritor, preciso estar atento a quem também enfrenta os mesmos desafios que eu nesse campo complexo da literatura produzida no Brasil. Tenho lido (e lerei) obras que merecem toda atenção nesta nossa construção literária contemporânea.

Aqui, então, mencionarei autores e autoras com os quais tenho vivido, pela leitura, experiências significativas de fruição, encantamento e aprendizagens. Devo destacar, nesse sentido, que mencionarei  apenas autores e autoras cujas obras eu realmente li. Assim, quero mencionar:

João Silvério Trevisan - Meu irmão, eu mesmo; Pai, Pai; A idade do ouro do Brasil; Em nome do desejo; Ana em Veneza; Vagas notícias de Melinha Marchiotti etc. [um dos mais relevantes escritores modernos do Brasil, que prossegue com produções literárias que o colocam no rol dos grandes dessa literatura contemporânea que temos produzido, João Silvério Trevisan é um ensaísta cuja obra é das mais significativas sobre homossexualidade e outras discussões, como é o caso de Devassos no Paraíso e Seis balas num buraco só].

Amara Moira - Se eu fosse puta e Neca [a obra dessa autora se tornou referência no que há de melhor na transgressão literária, sobretudo por seu trabalho estético, que traz para o texto literário o bajubá/pajubá]. 

Marcelino Freire - Nossos ossos, Navio negreiro, Ossos do ofídio [o uso da palavra a serviço de ritmo, pulsação e riqueza imagética]. 
 
Tércia Montenegro - Vendedor de Judas [contística de profundas incursões existenciais].

Mailson Furtado - à cidade..., Esquinas, O dia... [o maior poeta cearense deste início de século cuja obra tenho lido com a intenção de realizar pesquisa acadêmica].

Zélia Sales - A cadeira de barbeiro e O desespero do sangue [das vozes mais expressivas da contística contemporânea, a densidade psicológica reverbera na contensão vocabular em contos tão ternos quanto cruéis].

Raymundo Neto - Crônicas absurdas de segunda [mestre cronista de humor e lirismo incontestáveis].

Renan Alvarenga - Por aíViravoltaEólico e Traçados [um dos nomes mais expressivos da poesia brasileira, seus poemas se pretendem uma experiência de forma e conteúdo entre beleza da linguagem e experimentação imagética].

Jovina Benigno - Cruviana [a criação de imagens que vai às últimas consequências no que há de lírico e metafórico].

Ana Miranda [...].

Liduína Benigno Xavier 

Ferreira Lima - Espantos [poeta cuja investigação estética se desenvolve em conteúdo e forma, tornando-se um dos mais complexos no uso inteligente da metáfora].

Karla Jaqueline Alves Vieira - Contra Banzo [incursão de uma poeta negra que se posiciona contra racismo em sua escrita repleta de simbologias, rebeldia contra sistemas sociais excludentes e criticidade contra imposições hegemonicamente constituídas]. 

Ângela Calou - Eu tenho medo de Górki [do ritmo na construção do texto à perquirição psicológica].

Fabio Santiago [...].

Dia Nobre [...].

Lívio Pereira - Poemas embriagados [fonte de experimentalismo literário e liberdade estética no âmbito da poesia entre precisão e simplicidade].

Rodrigo Marques - Oratório de Santa Luzia [poema cuja contenção vocabular ganha em intensidade com a experimentação que reúne hagiografia, fé católica popular e lirismo moderno]. 

Lúcio Flávio Gondim - 24 [contista cuja preocupação estética cria harmonia entre forma e conteúdo, tornando-o um dos mais criativos autores no que diz respeito ao uso da palavra a serviço de refletir, sobretudo, a homoafetividade e suas reverberações existenciais]. 

Jorge Nogueira - Inventário dos seus abraços [do lírico ao lunático em narrativas repletas de experiências homoafetivas e desenvolturas no âmbito da linguagem].

Socorro Acióli - Cabeça de santo [...].

Poeta de Meia-Tigela - Memorial Bárbara de Alencar e Concerto em Mim Maior [versos de maturidade estética que visitam a tradição e a modernidade com sensibilidade, criticidade e precisão vocabular].

Maria Valéria Rezende - Cartas à Rainha Louca [...].

Tiago Nascimento - Rosário de aves [poeta que retoma a tradição dos cantadores, repentistas e cordelistas em poemas de rara acuidade estética]. 

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