sábado, 3 de agosto de 2024

LIVRO: MARIA ODETE SOARES LIMA: MEMÓRIAS QUE PRECISAM SER CONTADAS

No Cariri cearense, lá onde a Floresta Nacional do Araripe verdeja, nos ventos do Sítio Barreiras (Distrito de Santa Fé, Crato–CE), tem uma figura feminina heroica que não teve medo de fazer a diferença na vida de quem precisou de sua ajuda para aprender a ler e a escrever.

Essa figura chama-se Dona Odete — e merece toda homenagem pelo trabalho desenvolvido com o objetivo de educar e de promover condições mais dignas para sua comunidade. Assim, certo de que conhecer sua história é louvar seu heroísmo, convido você a entrar no universo dela. No simples desses relatos, existem veredas a serem exploradas, e conhecimentos a serem compartilhados, então faça essa travessia, empreenda esse mergulho, e descubra a grandeza de alma de Dona Odete, que tem riso largo, palavra forte e coragem como poucas pessoas que eu conheci.

Existem histórias que precisam ser contadas, sobretudo quando elas podem ser inspiradoras. A história de Dona Odete Soares Lima é uma delas. Estamos diante de uma figura feminina que, mesmo com as dificuldades de seu tempo, construiu uma história de amor dedicado à Educação e, sobretudo, à sua comunidade. 

Dona Odete não se deixou abater pelos desafios inerentes a quem, no Brasil,  abraça o fazer educacional como vocação. Para ela, educar tornou-se uma ação comunitária capaz de ajudar, pela alfabetização, as muitas pessoas que viviam em seu entorno. Pela Educação, foi possível reconstruir-se como pessoa, também foi possível cuidar dos que desejavam, através do estudo, ter dignidade e ter capacidade de intervir, pela leitura, efetivamente no mundo.  

Sendo uma educadora cuja vocação de lecionar a tornou figura respeitada e querida em sua comunidade, ela é uma pessoa que merece ter a história contada. Suas batalhas, alegrias, experiências e aprendizagens não podem ser esquecidas. O anonimato não pode relegar ao esquecimento uma mulher que, dentro de suas possibilidades (e, muitas vezes, de suas impossibilidades), conseguiu fazer tanto pelas pessoas — e ainda tem feito!

Para vivenciar essa experiência de leitura, faça o download gratuito desse livro de memórias que traz à tona as memórias de uma educadora notável. 

CLIQUE AQUI

REFERÊNCIA:

LIMA, Maria Odete Soares; SOARES, Marizete; CARDOSO, Cícero Émerson do Nascimento. Maria Odete Soares Lima: memórias que precisam ser contadas. Juazeiro do Norte: Edição dos Autores, 2024.

domingo, 21 de julho de 2024

RELEASE: "JUAZEIRO TEM ARTISTAS, JUAZEIRO TEM POESIA: MANIFESTO POÉTICO"


O Projeto do livro "Juazeiro tem artistas, Juazeiro tem poesia: manifesto poético" teve início com a divulgação, sobretudo em redes sociais, de cinco CARDS de convocação de artistas que nasceram (ou vivem) em Juazeiro do Norte, e escrevem poesia. A proposta era instigar artistas juazeirenses a enviarem três textos para apreciação do organizador do livro, que escolheu um poema para participar da coletânea. Houve adesão de mais de 45 artistas e o livro começou a ganhar forma. 






Em abril de 2024, após o recebimento dos textos, foi realizada uma Live para informar a respeito dos próximos passos do livro. A Live foi produzida no Instagram @emersoncardosoemerson.  


Em maio de 2024, com o objetivo de informar os nomes dos artistas e das artistas participantes do livro, foi realizada, no Instagram @emersoncardosoemerson, a segunda Live do Projeto. Nela, foram apresentados, também, o título dos poemas escolhidos para a coletânea. 


Em junho de 2024, foi realizada uma Live para informar que o livro havia sido publicado. A data exata de publicação do livro foi 13 de junho de 2024. A Live ocorreu, novamente, no Instagram @emersoncardosoemerson. Na ocasião, foi informado, ainda, a possibilidade de realização dos lançamentos em julho (após a segunda semana). Além disso, o livro foi disponibilizado para download gratuito no endereço eletrônico: DAS INSUSTENTÁVEIS LEVEZAS: INTERPRETAÇÃO, LEITURA E ARTE: LIVRO: "JUAZEIRO TEM ARTISTAS, JUAZEIRO TEM POESIA – MANIFESTO LITERÁRIO" (emersoncardosoemerson.blogspot.com). Esse endereço foi amplamente divulgado nas redes sociais. 


No dia 12 de julho de 2024, às 13h, foi realizada a divulgação do lançamento do livro no Jornal da Tarde, da FM Padre Cícero, que é apresentado por Thaís Cândido.


Às 18h39, no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB-Cariri), ocorreu o primeiro lançamento do livro "Juazeiro tem artistas, Juazeiro tem poesia: manifesto poético". Na ocasião, foi lido o manifesto e foram apresentados os autores e as autoras do livro. Luciana Bessa, Tiago Dias, João Monteiro Júnior e Áurea B fizeram apresentação de seus textos. Foi lido, ao final, o texto: "Poesia-louvação para artistas de Juazeiro". 






O lançamento contou com a presença de integrantes do Canal Candeeiros (o idealizador do Canal, Álisson Flor, é um dos artistas da coletânea). O vídeo que foi realizado pelo Canal foi amplamente divulgado no endereço eletrônico: (861) JUAZEIRO TEM ARTISTAS, JUAZEIRO TEM POESIA - LIVRO DE ÉMERSON CARDOSO #literatura #poesia #arte - YouTube.



O livro foi divulgado, no dia 19 de julho, na página do Facebook Célula da Cultura de Juazeiro do Norte: https://www.facebook.com/groups/1404560076282036/posts/26140093662302001/?).  



No dia 20 de julho de 2024, no Centro Cultural Daniel Walker, às 17h, tivemos o lançamento oficial do livro. O evento foi iniciado com a leitura dos três primeiros textos da Primeira Parte da coletânea. Após essa leitura, foi iniciado o Sarau Poético. Após esse momento, aconteceu um coquetel e um momento de interação entre artistas. 









O evento contou com uma matéria de Antonio Rodrigues, jornalista do Jornal Opinião CE - Direto ao Ponto, que tinha por título: "Artistas de Juazeiro do Norte lançam Manifesto Poético. O texto consta no endereço eletrônico: Artistas de Juazeiro do Norte lançam ‘Manifesto Poético’ – Opinião CE (opiniaoce.com.br)



Além disso, a escritora e idealizadora do Blog Nordestinados a ler, Luciana Bessa, escreveu no dia seguinte ao lançamento, o texto: "Juazeiro é terra de resistência poética". O texto consta nos endereços eletrônicos: 1) Blog Nordestinados a Ler Juazeiro é terra de resistência poética – Nordestinados a Ler e 2) Jornal Leia sempre Brasil Juazeiro do Norte é terra de resistência poética (leiasemprebrasil.com.br).



O lançamento que aconteceu no dia 20 de julho contou com a presença de integrantes do Canal Candeeiros (o idealizador do Canal, Álisson Flor, é um dos artistas da coletânea). O Canal Candeeiros fez um belo vídeo de divulgação que foi realizado amplamente divulgado no endereço eletrônico: https://www.youtube.com/watch?v=l7ShpikGUXY. 





No dia 14 de agosto de 2024, às 13h, foi realizada a divulgação do lançamento do livro no Jornal da Tarde, da FM Padre Cícero, que é apresentado por Thaís Cândido. 





O Prof. Dr. Francisco Silva, que atua no Curso de Filosofia, da Universidade Federal do Cariri (UFCA), fez convite para que fosse realizado, no dia 14 de agosto de 2024, às 19h, no Auditório Bárbara de Alencar, o lançamento do livro por ocasião da aula inaugural da Disciplina: Seminários de Estética. O evento foi divulgado no endereço eletrônico: Lançamento do livro “Juazeiro tem Artistas, Juazeiro tem Poesia: Manifesto Poético” – Universidade Federal do Cariri (ufca.edu.br).












As páginas do Instagram @filosofia_ufca, @circulodeleitura_ufca e @nor.destinadosaler divulgaram, direta e indiretamente, nosso livro.


OPINIÕES SOBRE O LIVRO OPINIÕES SOBRE O LIVRO OPINIÕES SOBRE O LIVRO OPINIÕES SOBRE O LIVRO OPINIÕES SOBRE O LIVRO OPINIÕES SOBRE O LIVRO OPINIÕES SOBRE O LIVRO OPINIÕES SOBRE O LIVRO