A Prof.ª Ma. Éricka
Sobreira[1] esteve vinculada,
recentemente, ao Mestrado Profissional em Saúde da Criança e do Adolescente.
Sua dissertação tem por título: Aplicativo Educacional para promoção da
saúde: fatores de riscos cardiovasculares relacionados à obesidade e estilo de
vida em adolescentes.
Como podemos constatar, o
tema da pesquisa da Professora Éricka Sobreira tem tudo a ver com uma ação que
ocorre há quinze anos na EEM Governador Adauto Bezerra. Refiro-me ao Projeto
2º Grau em Ação, que foi idealizado (e tem sido realizado) por essa
Professora cuja experiência docente vai além do espaço de sala de aula.
Quanto ao Projeto 2º Grau em Ação, devo dizer que, embora direcionado à comunidade escolar em seu todo, é principalmente no estímulo ao protagonismo dos Estudantes que ele tem suas bases. O olhar direcionado à promoção da saúde física e mental dos Estudantes, portanto, está no âmbito do que caracteriza essa experiência escolar exitosa.
Quem já vivenciou o
Projeto em sua prática, conseguirá entender o que digo: no dia em que ocorre, há um movimento de vida
manifestando-se desde o início das atividades até o momento de sua conclusão. Isso
ocorre porque Estudantes se envolvem, com entusiasmo, nas atividades práticas propostas. Também percebemos o empenho em mostrar suas capacidades de atuação dentro e fora da sala de aula.
No dia em que acontece, são
oferecidos vários atendimentos: aferimento de pressão arterial, teste de
glicemia, tipagem sanguínea, massagem, limpeza de pele, orientações de saúde
física e psicológica, brinquedoteca etc.
As turmas da 2ª Série do Ensino Médio (e a Professora Éricka Sobreira ministra a disciplina de Educação Física para todas elas) são
as envolvidas com o Projeto. Tudo acontece a partir da articulação dessas
turmas e, nesse ponto, está a melhor parte do evento. Com supervisão da idealizadora do Projeto, estudantes organizam-se, empenham-se, preocupam-se em
tornar possível mais um ano dessa ação empolgante e interativa.
Enquanto o mundo gira
animado no contexto do evento, a sensação experimentada é a de que há vida e horizontes renovados nos
diversos espaços da Escola. Nela, há vozes e risos espalhados tanto em salas de
aulas (reorganizadas para os atendimentos), quanto nos corredores e pátios.
Na edição desse ano, quando envolto
na atmosfera lúdica do evento, foi bonito flagrar os passos e as correrias dos
Estudantes e dos convidados. Em determinado momento, foi como se eu pressentisse, comovido, o esvoaçar
do vento de canto a outro dizendo à vida que tudo passa rápido demais e que é
necessário vivenciar as experiências enquanto elas estão ao alcance das mãos.
De fato, o tempo parece levar tudo sem considerar o quão frágeis nós somos quando ele passa. O tempo já não levou quinze anos desse que é dos acontecimentos mais significativos de nossa Escola? Por sorte, ele nos deixa resguardar ao menos as memórias das vezes em que foi possível viver seus momentos marcantes.
Quanto a isso, parece inevitável o questionamento saudosista: quantos Estudantes estiveram envolvidos nesse sonho transformado em realidade? Quantas pessoas puderam experimentar esse espaço de encontro lúdico que saiu do ideal de uma Professora e tornou-se real pelo envolvimento dos Estudantes? Acho que Estudantes guardarão esse acontecimento como algo inesquecível, afinal há muita confiança depositada neles, há grande incentivo ao protagonismo em torno da participação deles. É necessário, por vezes, depositar confiança na força de realização do outro, pois isso tende a ampliar o senso de responsabilidade e a crença de que é possível realizar grandes feitos apesar dos medos.
Agora, enquanto escrevo, parece justo dizer da alegria que sinto por ter visto em nossa Escola, por duas vezes, o Projeto 2º Grau em Ação ganhar vida. Nós que compartilhamos do amor por essa Escola de referência, repleta de boas memórias construídas apesar dos desafios do cotidiano, só temos a agradecer à Professora Éricka Sobreira. Ela é consciente de sua função social e, por ser uma Professora notável (seja pela firmeza de caráter, seja pela dedicação ao trabalho), não se permite passar pela Escola sem torná-la um espaço mais digno e mais acolhedor, repleto de aprendizagens e de interações, o que nos ensina uma grande lição: é preciso ter coragem para enfrentar os desafios e concretizar uma grande ideia.
Nada pode ser mais gratificante do que olhar para trás e ver que foi construída uma trajetória bem-sucedida e rica em aprendizagens. A Professora Éricka Sobreira, que está de parabéns, pode comemorar por ter conseguido realizar esse grande feito!
Émerson Cardoso
30/09/2024
[1] Éricka Maria Pereira Sobreira de
Araújo é graduada em Educação Física, tem especialização em Planejamento
e Políticas Educacionais e em Gestão Escolar. Professora de Educação
Física com ampla experiência, com atuação no Ensino Fundamental, no Ensino Médio
e no Ensino Superior, ela é mestra em Saúde da Criança e do Adolescente
e tem diversas várias práticas de Projetos em suas atividades docentes.