domingo, 12 de outubro de 2014

SOBRE A PINTURA "O TEMPO, AS VELHAS", DE GOYA

"O tempo, as Velhas" (1808 - 1812), 
Francisco de Goya y Lucientes, 
Óleo sobre tela, 181 x 125 cm, 
Lille, Museu de Belas Artes

Almeida (2004), em estudo sobre personagens idosas de Clarice Lispector, recorre à pintura O tempo, as Velhas, de Francisco de Goya y Lucientes, pintor espanhol, como ilustração para suas considerações sobre a representação do grotesco que, em Clarice Lispector, se daria a partir da caracterização da personagem idosa do conto A partida do trem

"Trata-se do retrato de duas velhas encarquilhadas que, duvidosas, refletem-se no espelho. A pintura remonta a dicotomia da beleza perdida na velhice, ainda que haja uma tentativa vã de recuperá-la através do excesso de joias, adereços e roupas em ambas as figuras, a possível patroa e sua empregada. O efeito aterrador é provocado por essa excessividade grotesca da aparência externa que não se coaduna com o corpo, não se verifica uma incorporação equilibrada de vestes e adereços aos corpos das velhas. Para a construção dessa cena sombria, utilizam-se técnicas "monocromáticas" (Baticle, 1989, p. 103) com o uso dos negros brilhantes e profundos, opostos a ocres cálidos, azuis crus, verdes apagados e salpicados e o roxo. Por apresentar no cabelo a famosa flecha de diamantes usada pela rainha María Luisa, a velha dama proeminente à direita pode ter sido o alvo da sátira do pintor, que já nessa época não temia represálias, uma vez que a nobre decaía no gosto popular por também ser responsabilizada pelos desastres da invasão napoleônica na Espanha, tão magnificamente representada em outros quadros do próprio Goya. Outra versão (Gudiol, 1986, p. 25) que explica essa corajosa visão ácida do pintor é de que esse trabalho tenha sido realizado após a forçosa abdicação do Rei Carlos IV e sua rainha em 1807". 

ALMEIDA, Joel Rosa de. Retratos de personagens velhas. In: A experimentação do grotesco em Clarice Lispector: ensaios sobre literatura e pintura. São Paulo: Nankin Editorial / EDUSP, 2004. 

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