sábado, 3 de agosto de 2013

PINTURA I: A ARTE DE VER PARA ALÉM DO QUE NOS MOSTRA O OLHAR

PINTURA

A arte de aplicar cores sobre superfícies para criar uma imagem de desenho figurativo, imaginário ou abstrato. Por meio de técnicas desenvolvidas em períodos históricos e socioculturais diferentes, a Pintura pode se manifestar de diferentes formas. Vejamos alguns exemplos:

Pintura Figurativa: 

Quando o artista pretende pintar num quadro uma realidade que é familiar, natural e sensível ou interna; a pintura é essencialmente a representação pictórica de um tema. O tema pode se ruma paisagem (natural ou imaginada), uma cena mitológica ou cotidiana, mas independente disto a pintura se manifestará como um conjunto de cores e luz. Esta foi praticamente a única abordagem dada ao problema em toda a arte ocidental até meados do século XX.

"A negra", de Tarsila do Amaral

Pintura Abstrata:

Quando o artista percebe que não precisa lidar apenas com a realidade externa, mas com os elementos próprios da pintura como a cor, a luz e o desenho. É um tipo de pintura que não procura retratar objetos ou paisagens, pois está inserida em uma realidade própria. Enquanto a pintura figurativa busca uma certa racionalidade e expressa apenas as relações estéticas do quadro, a pintura abstrata é geralmente caótica e expressa o instinto e as sensações do artista.

"Fuga", de Wassily Kandinsky

Pintura de Gênero: 

Desenvolvido no século XVII, na região atualmente conhecida como Holanda, a pintura de gênero apresenta cenas do dia a dia, com pessoas fazendo tarefas domésticas e paisagens da região onde viviam os artistas.

Pintura Naturalista:

Bastante apreciada na segunda metade do século XIX, a pintura naturalista mostrava cenas da vida cotidiana no campo, os temas rurais e despretensiosos do dia a dia. Os artistas pintavam ao ar livre, observando a natureza e buscando criar imagens fiéis que mostrassem a luz, as cores e formas vistas durante a realização da obra.

Pintura Histórica:

Tipo de pintura que mostra fatos históricos, como batalhas, coroação de reis e outros momentos épicos de um povo.

"A liberdade guiando o povo", de Eugène Delacroix

Pintura de Paisagem:

Artistas de diferentes épocas disseram que paisagem é tudo aquilo que vemos, o que nossa visão alcança. A pintura que mostra lugares também é chamada de paisagem. 

LEGENDA

Abaporu, 1928
Tarsila do Amaral (1886 - 1973)
óleo sobre tela, 85 x 73cm
Malba - Museu de Arte Latino
Americana de Buenos Aires, Argentina

Corresponde a etiquetas que são colocadas abaixo das obras para que quem a contemple obtenha informações básicas sobre, por exemplo, o título da obra, o ano em que foi realizada, o nome do autor, o ano em que este nasceu e morreu, a técnica de pintura ou material utilizado para produzir a obra, medidas da obra (altura x largura) ou (altura x largura x profundidade) e a quem a obra pertence. 

Na obra "História em quadrões com a Turma da Mônica - 2", Mauricio de Sousa, em trabalho direcionado ao público infantil, dá as seguintes dicas para quem pretende apreciar uma pintura:

"A arte conta muitas histórias. Ao observar as obras de grandes artistas, é possível descobrir lugares, objetos e hábitos do passado - como as formas de vestir, os jogos, as brincadeiras e as atividades esportivas. Muito do que sabe-se (sic) hoje sobre os antepassados baseia-se nas obras produzidas por esses mestres. 

Depois de conhecer as pinturas e esculturas deste livro, é importante aprender a observá-las. Primeiro, é preciso pensar no que mais chama a atenção nelas: as cores, o assunto, o modo de pintar, o tamanho, o material. A partir disso pode-se iniciar uma pesquisa sobre a vida do artista e seus trabalhos, sobre os diversos gêneros de pintura, as técnicas, os materiais, enfim muitos dados e fatos que ajudam a conhecer as infinitas histórias da arte.

As respostas podem vir de detalhes das obras e da maneira como o artista representa as coisas, somadas às suas lembranças e à sua imaginação. Algumas pistas estão nas informações colocadas abaixo das obras, conhecidas como etiquetas [...]. Nelas estão o nome da obra e o ano em que foi feita, quando e onde elas podem ser encontradas atualmente."

TEXTO RETIRADO DE:

SOUSA, Mauricio de. História em quadrões com a Turma da Mônica - 2. São Paulo: Globo, 2010. p. 62 - 63.

GALERIA DAS MINHAS PINTURAS PREFERIDAS


"A coluna partida", de Frida Kahlo

"Anonimato", de Edward Hopper

"Os retirantes", de Portinari

"A tentação de Santo Antão", de Salvador Dalí


"As duas Fridas", de Frida Kahlo


"Autorretrato", de Vincent Van Gogh

"A devoção ao avô ", Albert Anker

"A vendedora de flores", de Diego Rivera


"Criança geopolítica assistindo
ao nascimento de um homem", de Salvador Dalí

"O grito", de Edvard Munch 


"A cama do defunto", de Edvard Munch

"A ponte dos ingleses", de Van Gogh
















"Na porta da eternidade", de Van Gogh




Nenhum comentário:

Postar um comentário