terça-feira, 21 de janeiro de 2014

ROMANTISMO NO BRASIL - UM RESUMO (PARTE I)

"Independência ou Morte" (1888), de Pedro Américo 

MOMENTO SOCIOCULTURAL:


  • AO TORNAR-SE INDEPENDENTE, O BRASIL PROCUROU AFIRMAR SUA INDIVIDUALIDADE COMO NAÇÃO E BUSCOU O RECONHECIMENTO PERANTE OUTROS PAÍSES;
  • ASCENSÃO DA BURGUESIA E DE SEUS VALORES: LIBERDADE INDIVIDUAL E LIBERALISMO. PORÉM, LOGO SURGE A INSATISFAÇÃO COM O COTIDIANO DA VIDA BURGUESA, O QUE GERA UM SENTIMENTO DE TÉDIO E DESENCANTO COM O MUNDO, EXPRESSOS PELA ARTE ROMÂNTICA. 

CARACTERÍSTICAS LITERÁRIAS:

  • NEGAÇÃO DOS VALORES PREGADOS PELO ARCADISMO: A ARTE DEVE SER SUBJETIVA, EMOTIVA E SUA FORÇA DEVE ESTAR NO CONTEÚDO; O ARTISTA EXPÕE SEU MUNDO INTERIOR;
  • O CULTO À FORMA É REJEITADO. EM NOME DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO, O ARTISTA DISPÕE DA FORMA COMO BEM ENTENDER;
  • OS TEMAS PRINCIPAIS DO ROMANTISMO (INTROVERSÃO, TÉDIO, NACIONALISMO, AMOR, MORTE) SÃO TRATADOS DE FORMA SENTIMENTAL E IMAGINATIVA;
  • OS ROMÂNTICOS CULTIVAVAM O NACIONALISMO QUE SE MANIFESTAVA NA EXALTAÇÃO DA NATUREZA PÁTRIA, NO RETORNO AO PASSADO HISTÓRICO E NA CRIAÇÃO DO HERÓI NACIONAL (NO BRASIL, ESTE HERÓI TEVE NA FIGURA DO ÍNDIO, CRIADO DE MODO IDEALIZADO, SUA CONCRETIZAÇÃO).

AUTORES E OBRAS:

  • GONÇALVES DE MAGALHÃES: DE IMPORTÂNCIA SOBRETUDO HISTÓRICA, FUNDOU A "NITERÓI REVISTA BRASILIENSE" E PUBLICOU "SUSPIROS POÉTICOS E SAUDADES" (1836); 
  • GONÇALVES DIAS: CONSIDERADO O PRIMEIRO POETA GENUINAMENTE NACIONAL, DEIXOU VASTA OBRA DESTACANDO-SE: "PRIMEIROS CANTOS" (1847), "OS TIMBIRAS" (1857), "ÚLTIMOS CANTOS" (1851);
  • ÁLVARES DE AZEVEDO: MAIOR NOME DA GERAÇÃO MAL-DO-SÉCULO. ESCREVEU "LIRA DOS VINTE ANOS" (1853), "NOITE NA TAVERNA" (1855) E "MACÁRIO" (1855);
  • FAGUNDES VARELA: PRODUZIU "VOZES DA AMÉRICA! (1864), "CANTOS RELIGIOSOS" (1878), "DIA DE LÁZARO" (1880);
  • CASIMIRO DE ABREU: PUBLICOU "PRIMAVERAS" (1859);
  • JUNQUEIRA FREIRE: PUBLICOU "INSPIRAÇÕES DO CLAUSTRO" (1855);
  • CASTRO ALVES: EXPOENTE DA GERAÇÃO CONDOREIRA, DENUNCIOU A ESCRAVIDÃO, DEFENDEU A LIBERDADE E EXALTOU A MULHER. DEIXOU "ESPUMAS FLUTUANTES" (1870), "A CACHOEIRA DE PAULO AFONSO" (1876);
  • JOAQUIM DE SOUSA ANDRADE (SOUSÂNDRADE): "'HARPAS SELVAGENS" E  O "GUESA ERRANTE";
  • LAURINDO RABELO: PRODUZIU "TROVAS" (1853);
  • JOSÉ DE ALENCAR: DEFENSOR DE UMA LITERATURA VERDADEIRAMENTE BRASILEIRA, QUE ALIASSE A CONSCIÊNCIA NACIONAL AO RIGOR ESTÉTICO. DE SUA VASTA E INFLUENTE OBRA, DESTACAMOS: "O GUARANI" (1857), "IRACEMA" (1865), "UBIRAJARA" (1874);
  • VISCONDE DE TAUNAY: PRODUZIU "INOCÊNCIA" (1872) E "LÁGRIMAS DO CORAÇÃO" (1873);
  • BERNARDO GUIMARÃES: PRODUZIU "O GARIMPEIRO" (1872) "O SEMINARISTA" (1872), "A ESCRAVA ISAURA" (1875);
  • MANUEL ANTÔNIO DE ALMEIDA: PRODUZIU "MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS" (1855), IMPORTANTE RETRATO DO RIO DE JANEIRO DO PERÍODO JOANINO;
  • JOAQUIM MANUEL DE MACEDO: "A LUNETA MÁGICA" (1849) E A OBRA QUE É CONSIDERADA O PRIMEIRO ROMANCE BRASILEIRO: "A MORENINHA" (1844);
  • FRANKLIN TÁVORA: "O CABELEIRA" (1876) E "O MATUTO" (1878);
  • MARTINS PENA: PRODUZIU PEÇAS TEATRAIS: "O JUIZ DE PAZ NA ROÇA", "QUEM CASA, QUER CASA" E "O NOVIÇO".

Nenhum comentário:

Postar um comentário