sexta-feira, 26 de setembro de 2014

MODERNISMO NO BRASIL (PARTE I)

O movimento modernista teve início em São Paulo, com a Semana de Arte Moderna, em 1922. Logo em seguida, expandiu-se por todo o país, renovando a ideia de se fazer literatura. Os autores desse período desejavam expressar-se livremente, privilegiando como tema a realidade brasileira. A linguagem torna-se mais coloquial, semelhante à nossa fala, e afasta-se dos moldes portugueses. 

Os acontecimentos da modernidade passam a receber maior enfoque, sobretudo os que se referem à civilização industrial, com suas máquinas e seu ritmo acelerado de vida, percebido também nas cenas quotidianas. Por diversas vezes, os autores fazem uso do humor em seus textos, introduzindo algo novo na literatura, pois até então o humorismo era considerado de mau-gosto e fora dos padrões estéticos. 

O Modernismo apresentou três fases distintas: 

PRIMEIRA FASE (1922 - 1930): (RUPTURA ESTÉTICA) marcada pela ruptura com as tradições literárias, "poema-piada", profundo nacionalismo, primitivismo, aversão ao passado histórico europeizado;

SEGUNDA FASE (1930 - 19450: (EDIFICADORA E IDEOLÓGICA) caracterizada pela construção de uma literatura renovadora, que origina a ficção nordestina e regional e o romance urbano, psicológico e introspectivo;

TERCEIRA FASE (1945 até a atualidade): (ESTÉTICA E IDEOLÓGICA) caracterizada por uma experiência profunda em termos de aspectos estéticos, além de trazer fortes discussões de caráter ideológico. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário