segunda-feira, 25 de maio de 2015

ROMANCE DA CATEQUISTA

          
Para D. Maria Gonçalves (a aniversariante mais ilustre deste mês)

ROMANCE DA CATEQUISTA
(ou da moradora da Rua Marechal Dutra)

Dona Maria, Mariinha,
Ensinava esta canção:

Meu coração é só de Jesus
E a minha alegria é a santa cruz!
Nada mais desejo, não quero, senão,
Que viva Jesus no meu coração!

Maio brilhou em seus olhos,
Maio sorriu em seus lábios.
Se Deus me convida: vou!
Eu vou, pois Deus me convida!

Seus cabelos ondulados
São sementes de algodão
Que Deus semeou na terra
E cresceram fertilmente!

Maio dançou em seus passos,
Maio brincou em seu rosto.
Se Deus me convida: vou!
Eu vou, pois Deus me convida!

Dona Maria, Mariinha,
Um diminutivo-grande
Que de ternura irrompia
Em vozes que a veneravam.

Teria querido ser freira?
Seria freira singelíssima!
Ela casou muito cedo?
Uma mãe amabilíssima!

Mas a igreja a convidava,
Pois Deus a queria por perto.
  Se Deus me convida: vou!
Eu vou, pois Deus me convida!

Ela jamais hesitou:
Eu vou! A igreja precisa!
Para sempre catequista.
Deus tocou seu coração.

Sois cristãos? E quem é Deus?
E os mandamentos: são quais?
Com mão direita se benza!
Obedeça a Deus e aos pais!

Quantos olhos vislumbraram
Os olhos de estrela d’água
Desta catequista afável
De inúmeras gerações?

 Seus cabelos ondulados
São capuchos de algodão
Que Deus semeou na terra
Para uma vocação!

Dona Maria, Mariinha,
Canta eternamente assim
Na memória das crianças:

Meu coração é só de Jesus
E a minha alegria é a santa cruz!
Nada mais desejo, não quero, senão,
Que viva Jesus no meu coração!



Émerson Cardoso

25/05/15

Nenhum comentário:

Postar um comentário