sábado, 5 de dezembro de 2015

EnTrEvIsTaNdO PAULO HENRIQUE


ENTREVISTA
Meu sobrinho Paulo Henrique, estudante de 11 anos, concedeu-me uma entrevista neste início de dezembro de 2015. Conversamos sobre animais de estimação, filmes e, principalmente, sobre a vida.

1 – O que é que você gosta de fazer?
Brincar, assistir DVD... Videogame eu já abusei... Eu mexo muito na internet... Só isso...
2 – Você gosta de brincar de quê?
De assistir DVD.
3 – Brincar de assistir DVD? Mas não são coisas diferentes?
É...
4 – Você tem brinquedos?
Tenho.
5 – E cadê seus brinquedos?
Guardados numa caixa...
6 – Você nunca mais brincou com eles?
Brinco...
7 – Já assistiu Toy Story?
Sim. Já assisti os três.
8 – Você não tem medo de que eles fiquem como os brinquedos de Toy Story?
Não, eu brinco com eles...
9 – Qual seu filme preferido de animação?
Lorax. Pode dizer também um filme sem ser de animação? Eu gosto de Todo mundo em pânico III.
10 – Você gosta de brincar, assistir DVD, videogame, internet?
Não, videogame não, abusei... Internet mais ou menos.
11 – O que você vai ser quando crescer?
Eu tava pensando em criar uma máquina do tempo. Por causa que eu queria criar uma máquina pra voltar no tempo e salvar Birote.
12 – Quem é Birote?
Meu gato... Que morreu atropelado... [Falou com ar triste]
13 – O que você sentiu quando ele morreu?
Tristeza.
14 – E o que mais?
Dor.
15 – E o que mais?
[Ele ficou parado pensando e não deu resposta...]
16 – Se você encontrasse uma lâmpada mágica e tivesse direito a três pedidos, o que você pediria?
Aí eu ia pedir que eu tivesse uma mansão, com piscina e tudo, e que todos os animaizinhos de estimação que eu tinha tivessem lá...
17 – Quem são os seus animais de estimação?
Marri [uma gata], Milu [um cachorro] e Birote [um gato]... Marcelo [uma galinha] também...
18 – E o segundo pedido?
Que eu tivesse superpoderes.
19 – Quais seriam os superpoderes?
Ficar invisível, visão de raio-x, ter o poder dos quatro elementos e ser imortal...
20 – E o terceiro?
Era ter mais dez desejos.
21 – Mas você teria direito somente a três desejos...
Então, aí eu pediria mais dez...
22 – E o que você faria com dez desejos?
Eu ia querendo aí... Eu ia cansar de ter desejos... Aí eu ia libertar ele.
23 – Qual é o seu maior medo?
Meu medo? O maior de todos? O que eu tenho mais medo? [Silêncio reflexivo] Descer do tobogã do Caldas. Agora, eu desço normal...
24 – Você prefere filme de terror ou comédia?
Comédia!
25 – Qual seu filme de comédia preferido?
Todo mundo em pânico III.
26 – Qual a pessoa que você mais ama na vida?
Minha mãe, minha vó...
27 – O que você quer ser quando você crescer?
Um cientista pra criar uma máquina do tempo e salvar Birote... 
28 – E além disso?
Só isso... Eu queria que tivesse educação física todo dia.
29 – Qual seu esporte preferido?
Vôlei.
30 – Você joga vôlei na escola?
Não.
31 – O que você joga na escola?
Futebol, carimba  – queimada eu não jogo...
32 – E por que você prefere vôlei?
Porque é bom.
33 – E com quem você joga?
Com as pessoas. Eu e Levi...
34 – Você tem amigos?
Tenho.
35 – Quais são os seus melhores amigos?
Levi, Yáshila, Igor, Juninho...
36 – Quem é seu melhor amigo?
Levi.
37 – E sua melhor amiga?
Yáshila.
38 – Qual a palavra que você mais gosta?
Palavra? Uva.
39 – E a palavra que você menos gosta?
Palavrão.
40 – Ainda bem! Mas se você pudesse, onde você estaria agora?
Comendo hambúrguer com refrigerante de uva e lasanha.
41 – O que você menos gosta de comer?
Verdura.
42 – E o que você menos gosta de beber?
Maçã verde...
43 – Qual sua fruta preferida?
Uva.
44 – E a que você menos gosta?
Acerola...
45 – Qual foi o melhor livro que você já leu?
Monstros S/A.
46 – Coloque na ordem de sua preferência os seguintes pontos: 1) desenhar, 2) cantar, 3) dançar ou 4) tocar violão?
1) dançar, 2) desenhar, 3) tocar violão e 4) cantar.
47 – Que instrumento você gostaria de tocar?
Bateria, guitarra e violão... Só isso.
48 – Soube que você já fez curso de inglês.
Eu gostava do curso de inglês.
49 – Aprendeu a falar inglês?
Mais ou menos.
50 – Que palavras você aprendeu?
Black, dog, cat, Santa Claus, ball... Eu queria ir pros Estados Unidos, porque tem neve.
51 – O que deixa você mais feliz?
Desenho, brincar no pula-pula, brincar em festa de aniversário, brincar na boate...
52 – Boate?
É... Foi numa festa de casamento que eu fui entregar a aliança... Lá tinha boate pro povo dançar.
53 – Quando você crescer você pensa em casar?
Não. Quando eu crescer não vou pensar em casamento não.
54 – O que deixa você com raiva?
Quando escondem o carregador do notebook.
55 – O que deixa você triste?
Meu animal de estimação preferido morrer.
56 – Você chora muito?
Quando eu não queria dar o gato...
57 – Qual foi o dia mais feliz da sua vida?
Um dia que eu fui pro shopping... Quando eu fui no cinema com minha mãe... Assistir Rio II.
58 – Você é feliz?
Sou.
59 – Por quê?
Porque eu gosto das coisas... Dos animais de estimação...
60 – Já fizeram festa de aniversário para você?
Já. Eu me lembro mais da de dez anos.
70 – E seu pai?
Um homem bom.
71 – Você gosta muito dele?
Gosto, por que quem não ia gostar do pai? [A voz dele saiu introspectiva e cheia de ternura]
72 – Você gosta de ler?
Mais ou menos, porque quando eu termino de ler a prova eu começo a pensar em outras coisas...
73 – Mas nós já lemos juntos mais de dez livros. Qual destes livros você gosta?
Nós já lemos Lino, Os três porquinhos, João e Maria, O patinho feio, Chapeuzinho amarelo...
74 – Você lê revistinhas da Turma da Mônica?
Gosto. Quando me dão eu leio.
75 – Você se lembra de quando aprendeu a ler?
Não.
76 – Você se lembra do nome de sua primeira professora?
Lembro... Marluce.
77 – Você queria ser pintor?
Acho que sim.
78 – Você queria ser desenhista?
Sim, pra desenhar as coisas.
79 – Você queria ser policial?
Não, porque podia morrer.
80 – Você queria ser bombeiro?
Não, porque podia morrer queimado.
81 – Você queria ser cientista?
Sim, pra criar uma máquina do tempo e salvar Birote. Aí depois ia ficar viajando no tempo com Birote.
82 – E você acha que cientista só faz máquina do tempo?
Não, também faz experiências...
83 – Com a máquina você poderia salvar os outros também, não é?
Mas eles não morreram, foram dados! [Ênfase triste na frase “foram dados”]
84 – Eles são felizes?
A mulher tá adorando Milu...
85 – Você sente saudade dele?
De todos! [Uma alegria triste]
86 – O que você gostaria de ler?
Um livro dos Power Ranger.
87 – O que você acha do Natal?
É o dia de comemorar o nascimento de Jesus e dar presente uns aos outros.
88 – O que você mais gostaria de ganhar?
Um brinquedo.
89 – Qual?
O que minha mãe tivesse dinheiro pra comprar.
90 – O que é a vida?
A vida é sobrevivência... É a morte... E a paz e a harmonia...
91 – Quem você é dos Cavaleiros do Zodíaco?
Fênix, porque se você matar ele, ele vai reviver de novo... É o mais forte!
92 – Uma pergunta que você queria que eu tivesse feito?
Você gosta de assistir Power Ranger?  
93 – Dê uma nota de 01 a 10 para:
1) As aventuras de Tintim (09)
2) Cavaleiros do Zodíaco (10)
3) Power Ranger (20) [Riu com o gato novo nas mãos, dizendo afetuosamente que ele era malcriado...]
4) Caverna do Dragão (08)
5) Bob Esponja (09)
6) Chaves (07)
7) Chapolin (08)
94 – Qual foi o último filme de animação que você assistiu?
O Pequeno Príncipe.
95 – O que você achou?
Ótimo!
96 – Por quê?
Porque é sobre o pequeno príncipe e uma amizade... Amizade entre uma menina e um velhinho...
97 – Mais alguma coisa a dizer?
Não!
98 – Obrigado pela entrevista!
[Riu envergonhado]

04/12/15






2 comentários:

  1. Uau, n sei se me lembro de paulo quando tinha 11 anos, a gente não se conhece desde pequenos, lamentavelmente.

    ResponderExcluir
  2. Hoje ele tem 16 anos, cresceu um tanto! Ficou a recordação da entrevista feita! Abraço!

    ResponderExcluir