domingo, 6 de dezembro de 2015

RESENHA: "CONVERSAS COM UM JOVEM PROFESSOR", DE LEANDRO KARNAL


KARNAL, Leandro. Conversas com um jovem professor. São Paulo: Contexto, 2014.

Leandro Karnal tem aparecido enfaticamente na mídia. Suas ideias são explanadas de modo simples sem, contudo, perder em densidade do ponto de vista teórico. Além de suas atividades com o magistério, ele ministra palestras e escreve livros.
            O primeiro livro de Leandro Karnal que eu li foi Conversas com um jovem professor. Eu buscava neste livro a mesma eloquência com que ele fala – suponho tê-la encontrado. O livro, segundo ele, não se pretende um tratado teórico, não se preocupa em apresentar citações grandiosas. Sua proposta se centra na ideia de desenvolver um relato de experiência sobre sua prática profissional na área de educação.
            Como fico impaciente ao ler textos sobre educação, por sentir que nada de novo é dito ou especulado, li com reservas o Conversas com um jovem professor. Percebo, no entanto, que apesar de em alguns trechos ter a sensação de que há uma tendência do autor de aconselhar demais (já ouvi alguém dizer, inclusive, que é um livro de “autoajuda” para professores, do que eu discordo!), eu o considero uma proposta pertinente e interessante para quem é da área.
A quem assumiu esta carreira que, para alguns, é pouco promissora, esse livro pode ser válido porque instiga à reflexão. Mas deve ser mais valioso para o profissional evocado no título: o jovem professor. Isto porque Karnal apresenta, sem subterfúgios reducionistas, os problemas cotidianos do professor no exercício de sua profissão, já que na academia a gente tende a desenvolver uma visão idealista demais.
No final de cada capítulo, Karnal sugere um filme vinculado à educação. Eu, hoje, não suporto assistir a maior parte deles, mas quando eu pretendia ser professor assisti a estes e outros mais – e os considero valorativos para minha formação.
O capítulo que mais me chamou atenção foi Pais, colegas e diretores. Quem me conhece, e já me ouviu discorrer sobre o que penso a respeito da educação, sabe que eu digo que o problema da educação não se centra na relação direta com os alunos (se o professor tem problema com um aluno e conta com o auxílio de um coordenador ou diretor competentes o aluno não é mais problema), mas na relação direta e indireta com colegas de profissão, coordenadores e diretores. As minhas experiências no magistério me possibilitam afirmar isto, sem dúvidas.
Neste capítulo, Karnal endossa o que sempre considerei como o desagradável da profissão. Isto me deixou amparado por uma visão que, de certo modo, me permite sentir que eu não sou o único a sofrer com tal percepção. Considero corajoso, e hilário, o que ele (2014, p. 69) afirma sobre o colega de profissão: “Deus inventou a educação e o diabo, invejoso, o colega”. Nada poderia ser mais coerente!
Há, ainda, dicas de leituras que podem auxiliar o professor a pensar um pouco a educação. Parece-me, porém, que o melhor do livro é fazer o professor repensar sua condição, como na seção em que ele, atento ao possível narcisismo que paira sobre o professor, se questiona: “Somos todos chorões profissionais?” E, em conclusão, ao perguntar sobre o porquê de permanecer na área, sendo consciente das inúmeras problemáticas que recaem sobre quem abraça essa profissão desafiadora, ele (2014, p. 133) cai numa perspectiva, do meu ponto de vista, idealista, mas não de todo descartável, quando afirma e questiona:

Por que eu continuo professor? Porque eu faço muita diferença na vida de muita gente. Por mais babaca que pareça para muitos, esse é meu tijolo na parede da cidadania que estamos construindo no Brasil. Essas coisas me fazem feliz. Sou professor porque sou feliz. Para mim, tem bastado ao longo dessas décadas. Basta para você?


            Leandro Karnal é graduado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, doutor pela USP e é professor da UNICAMP. Escreveu, dentre outros livros: História dos Estados Unidos e História na sala de aula. O Conversas com um jovem professor deve ser lido e relido, uma vez que apresenta, de modo instigante, ideias inteligentes sobre a profissão. 

2 comentários:

  1. Adorei sua crítica,bem objetiva. O Karnal é realmente uma pessoa muito interessante. Muito sucesso para você!!

    ResponderExcluir