quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

CRÔNICA: "LITERATURA, SOLIDARIEDADE E MORTE"


Eu, que não conseguia pensar em definições para a felicidade, passei a utilizar a ideia proposta por Clóvis de Barros Filho em algumas de suas aparições internéticas. No Provocações, por exemplo, sendo entrevistado por Abujamra, ele sugeriu que a felicidade acontece quando se realiza algo e deseja-se que este algo não acabe nunca.
            Neste sábado, pela manhã, iniciei a fatigante tarefa de limpar e organizar livros. Meu problema é que demoro demais realizando esta tarefa, porque inevitavelmente passo a ler trechos ou capítulos inteiros – fica impossível concluir o trabalho a que me proponho em tempo hábil.
            Enquanto limpava os livros, devo dizer, fiquei tão angustiado a ponto de sentir dor física. Quando eu morrer, e eu vou morrer mais dia menos dia, o que acontecerá com meus livros, que constituem a única posse material que me causa medo de perda? Depois que eu me for, quem será capaz de cuidar deles, ou utilizá-los, com o mesmo devotamento a que eu estou fadado? Veio-me, com isto, medo de morrer. Medo de ficar sem aquilo que constitui algo de relevante para mim sobre a Terra. Medo e angústia. E se eu fosse embora hoje, por morte ou fuga? Como eu poderia deixar para trás aquilo que me causa tanta satisfação? Sim, eu também vejo nisto muito materialismo e dramaticidade. Parece-me doloroso que eu consiga atribuir tanto valor sentimental a objetos e, por vezes, não conseguir olhar com o mínimo de humanidade para alguns seres com os quais tenho que conviver. É que os livros foram conquistados com sacrifício, e sabem falhar menos.
            Pensei, em seguida, que amo livros porque amo Literatura. Pronto. Não amo livros – isto me redime! –, amo a Literatura que eles podem me dar em grandes ou pequenas doses. Eis, portanto, a relação com o que Clóvis de Barros Filho pensa sobre a felicidade. Enquanto posso ler, informar-me, discutir e repassar algo sobre Literatura eu me sinto vivo, eu me sinto feliz. Pensar que isto poderá cessar um dia, por algum motivo, me amedronta. E, para tentar expressar este medo, parei a arrumação dos livros, respirei um pouco e passei a escrever. Escrevi para mim mesmo, claro. Ultimamente, nem os clássicos têm leitura garantida, quanto mais os amadores!
            Além disso, alguém já me perguntou: o que a Literatura pode fazer de forma prática para mudar o mundo que vive de misérias? Deus do céu! Não sei! Não sei, em absoluto, o que dizer, o que responder. Eu poderia criar hipóteses, reproduzir o que foi dito por muita gente, mas sequer tenho forças para isto. Eu, e digo isto com tristeza, não sei se resolvi ou resolverei com meu amor à Literatura a miséria do mundo ou de alguém que nele habita. Primeiro, que sou herói do romantismo da desilusão – de tanto pensar, não ajo. Segundo, que, dos miseráveis, sou o que mais precisa: minha mão estendida criou raízes. O que peço? Peço humildade, leveza e amor – amor numa perspectiva cristã, se me permite exibir minha tendência a tudo explicar, que é minha neurose de guerra por excelência.
            Felicidade, para mim, portanto, seria o mesmo que disse Clóvis de Barros Filho. Eu queria tanto ter acesso à Literatura hoje e sempre, queria tanto passar a eternidade com ela, que pensar no fim disso me dói. Talvez eu esteja angustiado mesmo porque ontem, enquanto esperava ser atendido em consultório médico, reli a primeira parte de Memórias do subsolo, de Dostoiévski, ou porque parei a arrumação dos livros quando toquei A paixão segundo G. H., de Clarice Lispector, e achei por bem reler uns trechos e, num fôlego só, terminei lendo quase o livro inteiro.
            Devo voltar à arrumação. Escrever não me organizará a vida, nem me dará a eternidade que me possibilitaria viver de, para e com meus livros. Mas, para concluir, a propósito da pergunta que me fizeram sobre o que a Literatura pode fazer contra as misérias do mundo, eu devo dizer que ela pode não fazer muito pelo caos mundial criado pelo homem, e sua tendência ao mal, mas ela fez muito por mim, ao que sou grato. Por pura gratidão, devo propagá-la. Não é assim que devemos fazer com quem nos prestou alguma solidariedade?


Émerson Cardoso
23/12/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário