quinta-feira, 4 de abril de 2013

SOBRE O TEATRO QUE MORA EM NÓS...



O QUE É O TEATRO?

Do grego θέατρον (théatron), é uma forma de arte em que um ator, ou conjunto de atores, interpreta uma história para o público em um palco. A partir de uma obra produzida por um dramaturgo, ou mesmo a partir de improvisações, de diretores e técnicos, o espetáculo tem como objetivo apresentar um acontecimento e despertar sentimentos no público. Também denomina-se teatro o local apropriado para esta forma de arte.

O TEATRO E A LITERATURA

O texto dramático concentra em sua estrutura, com relação à Literatura, aproximações e distanciamentos, uma vez que apresenta elementos do gênero épico e do gênero lírico ao mesmo tempo em que possui elementos peculiares à sua composição dramática, exigindo, para sua concretização, itens específicos.



SOBRE O ASSUNTO, NOS DIZ INÁ CAMARGO COSTA:

O teatro é uma arte especial, com sua técnica e a sua estética próprias, oriundas das mesmas exigências cênicas e da natureza peculiar do seu destino e do modo por que o realiza. Vive talvez do seu próprio fundo como uma arte independente, e a sua história acidentalmente coincide com a da Literatura. 
    COSTA, Iná Camargo. Sinta o drama. Petrópolis,  RJ: Vozes, 1998.

 O TEATRO E AS DEMAIS ARTES

O Teatro está intimamente vinculado às demais artes como: Artes Plásticas, Música, Coreografia, e está condicionado a vários recursos mecânicos como a luz, o palco giratório, a projeção de slides ou de fragmentos cinematográficos, etc.

GÊNERO DRAMÁTICO

É composto de textos que foram escritos para serem encenados em forma de peça de teatro. É muito difícil ter definição de texto dramático que o diferencie dos demais gêneros textuais, já que existe uma tendência atual muito grande em teatralizar qualquer tipo de texto. No entanto, a principal característica do texto dramático é a presença do chamado texto principal, composto pela parte do texto que deve ser dito pelos atores na peça e que, muitas vezes, é induzido pelas indicações cênicas, rubricas ou didascálias, texto também chamado de secundário, que informa os atores e o leitor sobre a dinâmica do texto principal.

FORMAS DO DRAMA:

TRAGÉDIA

COMÉDIA

TRAGICOMÉDIA

ÓPERA

FARSA

MARIONETES

AUTO

PANTOMIMA

MÍMICA

ESQUETE

VAUDEVILLE



ESTRUTURA DO TEXTO

Uma peça apresenta-se em partes que se justapõem harmonicamente, formando a unidade pretendida. Uma peça se constitui de:

ATOS:

Principais partes que integram uma peça teatral; inicialmente cinco, mais tarde (no século XIX) reduziram-se a três.

CENAS:

Seções em que um ato pode se dividir.

QUADROS:

Fragmentação da cena.




ELEMENTOS DO GÊNERO DRAMÁTICO: 


Texto: apresenta as ações, as personagens e as indicações de uma peça teatral.


Personagens: seres ficcionais, inventados pelo autor da peça, para exercerem determinadas funções.


Atores: literalmente, “aquele que age”, é uma pessoa do mundo real, um profissional da arte dramática que tem a função de interpretar as ações de uma personagem.


Diretor: escolhe o texto, estuda o “script”, escolhe atores, orienta técnicas da cenografia e da sonoplastia.


Cenografia: mostra o momento histórico e a condição social das personagens, é o “hábitat” em que estas cumprem seus destinos. 


Sonoplastia: elementos de sonoridade que criam a atmosfera da peça. 


Iluminador: usa a técnica da dosagem de luz.


Decorador de interiores: sugere móveis, quadros, estátuas, usa todo o conhecimento de artes visuais para expressar o ambiente. 


Figurinista: indica a vestimenta a ser usada pelos atores. 


Maquiador: usa a cosmética para realçar o rosto do ator. 


Coiffeur: cabeleireiro que arruma os cabelos e perucas do ator.

LEIA MAIS EM:
D’ONOFRIO, Salvatore. Teoria do texto 2: Teoria da lírica e do drama. São Paulo:  Ática, 2000.


Nenhum comentário:

Postar um comentário