quarta-feira, 24 de abril de 2013

SINOPSE: "MARY & MAX: UMA AMIZADE DIFERENTE"

A sinopse se caracteriza como a explanação concisa de uma obra. Apresenta, de modo resumido, as principais ideias contidas numa produção cinematográfica, musical ou audiovisual; também coloca em destaque temáticas pertinentes a uma obra científica ou de ficção como: artigo acadêmico, romance, novela, dente outras. O objetivo desse gênero textual é despertar no leitor interesse pela obra sobre a qual o texto discorre e, ao desenvolvermos esse texto, podemos atentar para alguns elementos que darão sequência lógica ao texto que desejamos produzir. No caso de uma produção cinematográfica, podemos seguir a seguinte estrutura:

1 - Contar, de forma resumida, o que será encontrado no enredo da obra cinematográfica (nesse caso devemos apresentar, se possível, tempo, espaço e particularidades sobre as personagens, ou mesmo sobre os profissionais que realizam a obra em discussão);

2 - Apontar informações relevantes sobre os acontecimentos que ocorrerão na trama (esses acontecimentos devem ser contados sem, contudo, explicitar demais o que ocorre na obra);

3 - Contextualizar o leitor sobre o período em que a história acontece, ou sobre temáticas que a obra aborda;

4 - Dar o tom da narrativa  (prenunciar acontecimentos importantes na trama de modo a despertar o interesse no leitor).

     Para realizar uma sinopse, precisamos ter um conhecimento profundo da obra que será apresentada ao leitor. Nesse caso, é necessário ter assistido ao filme atentamente para observar detalhes, aspectos técnicos e temáticas abordadas. É mais ou menos assim:


MARY e Max: uma amizade diferente. Direção de Adam Elliot. Produção: Mark Gooder, Paul Hardart, Bryce Menzies Jonathan Page. Intérpretes: Toni Collete, Philip Seiymour Hoffman, Eric Bana, Barry Humphries. Austrália: 2009. Filme distribuído em um disco (92 min), DVD.Gênero: Animação / Drama. Classificação indicativa: 12 anos.


Baseada numa história real, essa obra cinematográfica apresenta, de modo singelo, a história de amizade entre duas pessoas muito diferentes: Mary Daisye Dinkle (voz de Toni Collette), uma menina gordinha e solitária, de oito anos, que vive nos subúrbios de Melbourne - Austrália - e Max Horowitz (voz de Philip Seymour Hoffman), um homem de 44 anos, obeso e judeu que é portador da Síndrome de Asperger no caos de Nova York - Estados Unidos. Alcançando 20 anos, e dois continentes, a amizade de Mary e Max sobrevive muito além dos conflitos da vida e dos limites impostos pela distância. Essa obra explora, de modo sensível, temas como a amizade, o autismo, o alcoolismo, a obesidade, a cleptomania, a diferença sexual, a confiança, diferenças religiosas dentre outros temas que a tornam uma viagem íntima e, talvez, dolorosa  ao que há de mais profundo em nós mesmos. 

TEXTO: ÉMERSON CARDOSO

Nenhum comentário:

Postar um comentário