segunda-feira, 9 de setembro de 2013

BARROCO NO BRASIL (PARTE III)


O Barroco inicia-se no Brasil com a publicação do poema épico Prosopopeia, de Bento Teixeira, em 1601, e supostamente tem seu término em 1768, ano em que Cláudio Manuel da Costa publica suas Obras Poéticas, marcando o princípio do Arcadismo. É importante destacar que a Literatura Barroca não permaneceu a mesma de 1601 a 1768, mas se alterou de acordo com o desenvolvimento socioeconômico brasileiro. Os principais autores brasileiros barrocos são:

BENTO TEIXEIRA

Nascido em Portugal, Bento Teixeira foi autor da obra inaugural do Barroco brasileiro, o poema épico Prosopopeia (1601), com forte de influência de Camões. 

GREGÓRIO DE MATOS

Principal nome do Barroco brasileiro, e até hoje objeto de polêmicas, produziu obras líricas, satíricas e religiosas. Em decorrência de suas sátiras ferinas ficou conhecido como "Boca do Inferno" e suas obras foram publicadas postumamente. 

BOTELHO DE OLIVEIRA 

Publicou em 1705 Música no parnaso, reunindo poemas em português, castelhano, italiano e latim e duas comédias em espanhol Hay amigo para amigo e Amor, Engaños y Elos. 

PADRE ANTÔNIO VIEIRA

Maior orador sacro da Língua Portuguesa, viveu dividido entre dois mundos - europeu e brasileiro - e de estilo predominantemente conceptista, o autor estabeleceu analogias e comparações da época com passagens bíblicas, apresentando uma grande profundidade de raciocínio. Escreveu: Sermões (15 volumes dentre os quais: Sermão da Sexagésima, Sermão de Santo Antônio ou Sermão aos Peixes, entre 1679 - 1718), História do futuro (1718) dentre outras obras.


Gregório de Matos 










Padre Antônio Vieira











A PROPÓSITO...

A arte barroca estendeu-se à música, pintura, escultura e arquitetura da época. Como uma das principais expressões brasileiras da arte, temos no período Barroco Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, um grande escultor e arquiteto do período colonial.
          Podemos contemplar suas obras na Igreja de São Francisco de Assis, em São José del Rey, Minas Gerais. Trata-se de uma obra muito rara do século XVI, pois foi iniciada e terminada pelo mesmo artista. Ou ainda, em Minas Gerais, na Igreja de Bom Jesus do Matosinho Os 12 Profetas do Velho Testamento, esculpidos em pedra-sabão decoram o adro da Igreja. 
           É importante perceber que, principalmente na arte barroca, diversas artes seguem os mesmos traços, refletindo o conflito do homem entre o terreno e o celestial, a matéria e o espírito. 

Os 12 Profetas do Velho Testamento, de Aleijadinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário