quinta-feira, 19 de setembro de 2013

GÊNERO ENTREVISTA (PARTE I)


1 - A entrevista é uma conferência em que uma ou mais pessoas expressam suas opiniões, para divulgação na imprensa. Embora lembre uma conversa particular, a entrevista está construída para que circule em um espaço público. Além dos interlocutores que participam da entrevista (entrevistador e entrevistado), os espectadores ou leitores são também receptores dessa conversa. É importante ressaltar que a relação entre os participantes não é de igual para igual: a voz de entrevistado (ou o que ele diz) é mais importante que a do entrevistador. O entrevistado é a personalidade - muitas vezes conhecida pelo público - que foi convidada para falar de si, dar uma opinião, contar uma experiência. É preciso considerar também que o entrevistado sabe que deverá submeter-se a um questionário "imposto" pelo entrevistador. 

2 - A estrutura de uma entrevista transcrita possui um formato fixo: o par pergunta/resposta organiza o texto. A entrevista realizada oralmente, porém, não é tão ordenada e, muitas vezes, não se respeita essa regra do "um por vez". Antes de a entrevista acontecer, o entrevistador costuma fazer um resumo sobre aspectos biográficos e/ou profissionais do entrevistado. 

3 -  Na entrevista, é comum aparecerem duas estruturas discursivas básicas: REFORMULAÇÕES: que permitem recuperar informações formuladas, tecer a continuidade do discurso e que podem tomar a forma de definições, correções ou paráfrases; e REPETIÇÕES: que permitem ao receptor processar a mesma quantidade de informação que o emissor produz e, desse modo, ser capaz de desenvolver um discurso fluido, ordenado e que deve estabelecer a conexão entre uma ideia e outra para que o entrevistado ganhe tempo para preparar-se para responder.

4 - Há três tipos de entrevista: Não estruturada, Estruturada e Semiestruturada. Na entrevista Não estruturada o entrevistador propõe um tema específico que se desenvolve de modo fluido durante a conversa, as perguntas e respostas emergem num contexto imediato. O entrevistador conduz, orienta e estimula o entrevistado a refletir sobre determinados assuntos e o deixa à vontade. Na entrevista Estruturada, o entrevistador desenvolve perguntas predeterminadas e, de modo direto, objetivo e, sem muitas alterações quanto ao que se deseja obter do entrevistado, estimula-o a responder suas perguntas sem muitas alterações no ritmo das perguntas/respostas. A entrevista Semiestruturada, por sua vez, aproxima-se mais de um diálogo, é mais flexível e fluida. As perguntas se adéquam espontaneamente ao que o entrevistado responde em perguntas anteriores.

É comum na televisão brasileira a existência de programas de entrevista bons e ruins. Quero citar três que suponho muito interessantes...


"Provocações", com Antônio Abujamra 














"Gabi (quase) Proibida", com Marília Gabriela 


"Roda Viva", atualmente comandado por Augusto Nunes
















Nenhum comentário:

Postar um comentário