quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

RESENHA CRÍTICA: "JANELAS DO BRASIL", DE AMELINHA


Misture uma voz inexcedível a composições de grandes nomes da Música Popular Brasileira e o resultado não poderá ser outro: "Janelas do Brasil", da cantora Amelinha. Posso afirmar, sem medo de cometer exageros, que este foi um dos mais singelos, reconfortantes e maduros trabalhos que a cantora realizou em sua extensa carreira.  
         Produzido pela gravadora "Joia Moderna", em 2011, este cd apresenta doze canções que Amelinha interpreta com intensidade, introspecção e enternecimento. Com esta obra, elogiada pela crítica e pelo público, Amelinha mostrou o quanto sua voz continua comovente e expressiva. Marcam este trabalho: seu timbre forte/sutil, que se mostra saudosista ao retomar canções dos seus companheiros cearenses Belchior, Fagner e Ednardo; o tom intimista advindo de canções como as concebidas por Zeca Baleiro, Marília Medalha, Vinicius de Moraes e a ressignificação da canção de Marcelo Jeneci e Chico César.
         A primeira faixa já dá demonstrações de que o repertório foi bem escolhido: "Galos, noites e quintais", de Belchior. Em seguida, "O silêncio", de Zeca Baleiro - sem dúvidas é uma das mais belas canções que compõem este trabalho. Seguem outras canções impecáveis: "Asa partida", de Fagner e Abel Silva, "Felicidade", de Marcelo Jeneci e Chico César, "Terral" (canção-símbolo do lirismo das terras cearenses), de Ednardo, "Planície de prata", de Almir Sater e Paulo Simões, "Quando fugias de mim", de Alceu Valença e Emmanoel Cavalcanti, "Algum lugar", Vinicius de Moraes e Marília Medalha, "É necessário", de Geraldo Espíndola, "Ponta do Seixas", de Cátia de França, "Olhos profundos", de Renato Teixeira, e "Pra seguir um violeiro", de Amaro Penna. 
       A voz de Amelinha encanta, comove, cria espirais e adentra os recônditos da alma de quem a contempla em sua beleza e intensidade. A sensação que se tem ao ouvi-la é a de que a arte, em todo o seu esplendor, alcança grandezas indescritíveis porque nela se materializa, se concretiza, se personifica. 
          Com a repercussão deste cd, Amelinha, com uma produção que soube valorizar seu talento, produziu um dvd - o primeiro de sua carreira - em que, além das canções presentes em seu cd, ela acrescentou canções marcantes de seus discos anteriores e outras canções já consagradas no cancioneiro nacional.
          Nascida em Fortaleza - CE, em 21 de julho de 1950, Amélia Cláudia Garcia Collares, nossa eterna Amelinha, é uma das mais importantes cantoras do país e possui um timbre que a torna peculiar em nossa Música Popular Brasileira. Representante maior do Ceará, Amelinha representa bem mais do que o nome que ela conseguiu firmar com seu indescritível talento, ela representa a simplicidade, a grandeza de espírito e a força interior que o Nordeste costuma espargir como dádiva ao Brasil que, por suas imensas obscuridades sociopolíticas e socioeconômicas, torna seu povo desejoso de arte para que, assim, haja ânimo para a resistência e para as lutas diárias.   
         A janela que Amelinha abre, por meio de seu talento, dá-nos uma sensação de leveza e esperança: que muitas canções esta mulher espiritualizada atire sobre nós, seus eternos admiradores.

Texto de: Émerson Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário