domingo, 29 de dezembro de 2013

RESUMO: COMO FAZER UM?



Resumo: consiste em um gênero textual que visa sintetizar principais ideias explanadas por um autor. É essencialmente um texto que deriva de outro texto e tem como objetivo realizar uma exposição sintética e seletiva de um texto específico. 

Segundo Xavier¹ (2012, p. 88), o resumo é "um texto-derivado, só existe em função de um texto-fonte, que tem como finalidade fazer uma exposição seletiva e sintética da proposta central contida em um texto-fonte.

O resumo, para fins acadêmicos, segundo Xavier (ibidem, p. 88 - 89), apresenta sempre a seguinte estrutura: 
  • Objetivos do trabalho;
  • Metodologia utilizada;
  • Teorias que fundamentaram as análises e
  • Resultados alcançados pela pesquisa;
  • Dados quantitativos e/ou qualitativos do texto-fonte.
O resumo, quando realizado acerca de uma obra específica, deve atender a alguns aspectos:
  • A obra deverá ser lida ao menos duas vezes;
  • Na primeira leitura, deverá ser realizado um esboço do texto a ser resumido e deverá ser analisada a estrutura do seu desenvolvimento;
  • Procurar respostas às perguntas: 1 - De que se trata o texto? 2 - O que o autor pretendeu fazer no texto: defender, demonstrar, provar?
  • Na segunda leitura, faz-se necessário observar os seguintes aspectos: 1 - Os argumentos principais, explicações e exemplos usados que dão suporte ao que o autor deseja explanar; 2 - Identificar o estilo de escrita do autor de maneira que seja possível redizer, com seu estilo e palavras, os conteúdos importantes da obra.
¹XAVIER, Antônio Carlos. Como fazer e apresentar trabalhos científicos em eventos acadêmicos. Recife: Editora Rêspel, 2012.


RESUMO DE OBRA LITERÁRIA



AMOR DE PERDIÇÃO, 
DE CAMILO CASTELO BRANCO


As famílias dos namorados Simão Botelho e Teresa de Albuquerque estão, há muito tempo, brigadas e fazem de tudo para separá-los. Simão é mandado para Coimbra. Teresa, para não aceitar a alternativa odiosa de casar-se com o primo Baltazar Coutinho, ingressa num convento.
         A parte trágica deste romance começa quando Simão vai procurar a amada no convento e fere mortalmente o seu rival. Condenado, Simão tem de rumar para o exílio. Quando o navio começa a largar, Simão ainda avista a amada de longe, e a cena em que Teresa lhe acena com o lencinho, do convento de Monchique, é uma das mais permanentes em toda história da novela amorosa.
         Trata-se de um romance de explosão passional, em que a razão se mostra frágil e incapaz de relativizar os eventos ou amenizá-los. Este caráter passional da intriga camiliana não deixa de lado nem mesmo Mariana, que depositara em Simão um terno e resignado amor. Pois na hora em que o corpo do herói é jogado no mar, Mariana opta por morrer junto do amado, agarrando-se ao cadáver de Simão.
           A ação da obra gira em torno da invencibilidade da paixão de Simão e Teresa. O tempo da narrativa é cronológico, ou seja, há uma sucessão de eventos que ocorrem em datas específicas. A forma é linear, pois o autor escrevia em 1861 um drama vivido em 1801. A narrativa situa-se no início do século XIX, quando houve o início da consolidação da sociedade romântico-liberal. O tempo passado lhe dá maior liberdade no discurso. O espaço é caracterizado pelo ambiente social (sociedade provinciana que viveu na região da Beira-alta) e age na narrativa, intensificando os obstáculos que se levantam contra o amor de Simão e Teresa. Referindo-se aos personagens, podemos dividi-los em: fidalgos jovens, (nobreza de caráter), fidalgos adultos e religiosos (arrogantes, soberbos) e plebeus jovens ou adultos (nobreza de caráter, bondade). O aprofundamento psicológico é ausente nas personagens, pois o objetivo principal do autor é colocar em evidência apenas as ações, por vezes viscerais, destas.
           Dentre as personagens, destacam-se: Simão Antônio Botelho, herói romântico e de extremismos emocionais (tentativa de rapto, que gera mortes e, consequentemente, seu fim trágico); Teresa, a heroína romântica; Mariana, a amante silenciosa e resignada (ideal romântico); João da Cruz, o camponês rústico, protetor de Simão; Baltasar Coutinho, o burguês interesseiro, sem moral; Tadeu de Albuquerque, o pai autoritário, que, por uma rivalidade particular, impede a felicidade da filha com Simão.

OLIVEIRA, Lídia Maria de. Literatura Portuguesa. In: Módulo do ensino integrado. São Paulo: DCL, 2002. p. 85 - 86.


RESUMO DE ARTIGO CIENTÍFICO:


QUANDO UM ABISMO SE ABRE OU UM GRITO NA QUEDA: 
ANÁLISE DO CONTO A CONFISSÃO DE LEONTINA, DE LYGIA FAGUNDES TELLES

                                               CÍCERO ÉMERSON DO NASCIMENTO CARDOSO

RESUMO:

Este trabalho discorre sobre as possibilidades interpretativas do conto A confissão de Leontina, de Lygia Fagundes Telles. Com foco narrativo em primeira pessoa, este conto apresenta o discurso desesperado de uma prisioneira acusada de assassinato e que decide expor os fatos que a conduziram à prisão. Por ser narrado com forte fluxo de consciência da personagem narradora, este tipo de conto nem sempre se enquadra nas definições mais tradicionais expressas por certos teóricos. Este trabalho, portanto, além de colocar em pauta uma abordagem sobre o sujeito feminino, discorre também sobre discussões de caráter conceitual acerca do conto cujas abordagens teóricas têm se mostrado ainda não definitivas.


PALAVRAS-CHAVE: Lygia Fagundes Telles; Conto; Sujeito Feminino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário