terça-feira, 8 de abril de 2014

CEM ANOS DE SOLIDÃO (UMA NOTA ENCOMIÁSTICA)


Depois de uma sôfrega pausa em leituras de caráter ficcional, quem devota amor à Literatura, ao se deparar com um livro de qualidade, sente logo entusiasmo. Este entusiasmo pode ser repleto de emoção que pode, se não se tiver cuidado, transformar-se numa lamentável visão apaixonada que perde em criticidade e reduz-se a sentimentalismos excedentes que nos impedem de construir uma observação mais crítica sobre a obra lida.

Mas quem disse que a função de uma obra literária é, por excelência, tornar-se objeto de estudo? Antes de qualquer aspecto teórico, a Literatura é Arte e, como tal, se firma na ideia de que deve despertar, antes de qualquer coisa, emoção e reflexão e alteração de pensamento e paixão.

Eis o que aconteceu. Vivencio uma espécie de êxtase quase comparável ao ser que, ao viver anos e anos aprisionado numa caverna obscura, finalmente sai e depara-se com uma tão intensa claridade que a vista se turva e cega. Mas, logo em seguida, a visão volta a existir e um mundo, com suas vicissitudes, ri insolente aos olhos outrora acostumados com as trevas.

Vislumbre, êxtase, entusiasmo, admiração, epifania: tudo isto para dizer que eu li, não sem frissons e deslumbramentos, o romance Cem anos de solidão, de Gabriel García Márquez.

Após arroubos elogiosos, eu nem precisaria dizer que realizar tal leitura foi um dos momentos mais luminosos da minha vida de apreciador do que no mundo chamam de Literatura, mas faço questão: eis uma obra-prima!

Quando abri as primeiras páginas desse livro, ouvi os passos, as vozes, o respirar dos Buendía. A saga desta família tornou-se imediatamente um abismo aos meus pés e eu, sem demora, nele pulei. Quando o narrador atira sobre quem lê as venturas e desventuras dessa família, o “mundo fictus” se mostra em todas as suas nuances mais criativas e vívidas.

Passagens líricas e personagens bem delineadas a partir dos processos sociais e psicológicos que as constitui são elementos mais-que-encontrados no livro em pauta. A utilização destes elementos de modo tão harmonioso o torna, sem dúvidas, um dos mais belos textos que a humanidade concebeu. Hipérbole? Talvez. Mas como não sê-lo quando se tem em mãos uma obra universal de tão amplas significações?

Mortos e vivos circundam em Macondo, e nesse universo visualizamos os empreendimentos e infortúnios dos Buendía. Assustadores escorpiões, amarelecidas borboletas, vermelhas formigas, eficientes traças são tão tangíveis que me assusto com o delicado toque do tempo que os engendra. O solo do casarão parece gritar sob efeito dos muitos passos da estirpe. Josés Arcadios e Aurelianos Buendías perscrutam os espaços dessa tela viva e ampliam as amarguras das fortes mulheres da casa. 

Fecho o livro e os olhos cansados de visualizar Macondo e abro espaço, para sempre, às personagens dessa que é uma das mais comoventes produções literárias que já tive o privilégio de ler. 

Dizem que a paixão cega o homem. Estou cego, pois estou perdidamente apaixonado. Minha cegueira, no entanto, é igual à cegueira de Úrsula, a matriarca dos Buendía, e por isso é lúcida e perspicaz.

Posso afirmar, ainda em êxtase, que tive mais que êxtase ao ler essa obra literária. Resta-me decidir, agora, se vou dar continuidade às minhas concepções pautadas na solitude, ou se vou fugir da maldição outorgada à estirpe dos que se entregam, como os Buendía, a cem anos de solidão.

Obrigado por ter existido, Senhor Gabriel Garcia Márquez!

Texto de: Émerson Cardoso

Escrito em: 06/06/2011 
Postado em homenagem a Gabriel García Márquez por ocasião de sua morte ocorrida em: 
17 de abril de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário