quinta-feira, 7 de agosto de 2014

DICAS PARA CONSEGUIR CONCENTRAÇÃO NA HORA DE ESTUDAR

Tintin

Cada pessoa cria seu método, mas o meu consiste no seguinte:

1- Organizar o máximo de material possível sobre o assunto a ser estudado (além do texto a ser lido, faz-se necessário ter à disposição um dicionário e outros textos que possam auxiliar na compreensão do texto principal - tudo deve ficar bem próximo para que não seja necessário sair do local escolhido para o estudo);

2- Caso tenha dificuldade de concentração, recomenda-se ouvir música clássica enquanto se estuda (recomenda-se ouvir tal música em volume que não cause desconforto - se é que isto seja possível em se tratando de música clássica - eu produzo muito se estiver sob efeito da Sonata ao luar, de Beethoven);

3- Tomar notas durante a leitura, ou fazer fichamentos (uma dica neste sentido é elaborar perguntas sobre o conteúdo e/ou tentar identificar os tópicos frasais...); 

4- Conferir o dicionário sempre que houver dúvida sobre o significado de alguma palavra;

5- De tempos em tempos, tomar água e levantar-se para realizar alguns movimentos a fim de que não se tenha problemas circulatórios e dores localizadas (alongamentos ajudam muito);

6- Estipular um tempo para realizar essa ação para que a vista não fique cansada demais (eu tenho problema com relação a hora de parar, mas faz-se necessário pensar, de fato, no tempo que deve ser utilizado para o estudo; descansar a mente também faz parte do processo de assimilação de conteúdos...);

7- Não entrar na internet, desligar celular, trancar-se um pouco (pode parecer isolacionismo, mas como poderemos ler quando com amigos estamos? Um pouco de solidão pode nos proporcionar espaços de muita aprendizagem).


No mais, é isso... Depois de escrever bem muito o bom é tomar banho, fazer chá com pouco açúcar e assistir, para descansar a mente, o seriado The Big Bang: Theory.

Um comentário:

  1. Eu uso (quando uso) a técnica do pomodoro. A técnica consiste no seguinte: a cada 25min. faz-se uma pausa de 5min. e, a cada três tempos de 25min., faz-se uma pausa de 15min. Me ajuda muito, quando me lembro de usar rsssss. E olha que eu tenho o programa do pomodoro no pc e o app no celular, não uso de sem-vergonha que sou rsss.
    Quanto à música, gosto de ouvir música quando desenho. Para escrever e ler, só me concentro em silêncio.
    Beijos, querido!

    ResponderExcluir