terça-feira, 27 de dezembro de 2016

LEITURA: TRECHO DE "O PENTÁGONO DE HAHN", DE OSMAN LINS



“Caiu um poste ou quebrou-se o gerador. Faltou luz na cidade. Das ruas que vêm ter à praça continuavam a chegar pequenos grupos. Desarmado o circo, tudo já seguira, de trem ou nos dois degraus da igreja, nas cornijas, nos fios, nos telhados. Mãos para trás, eu entre os da turba, olhos na tromba erguida para a lua cheia. Queríamos saudar a elefanta pela última vez. Faróis de bicicletas se enovelavam no ar empoeirado, laçando a multidão. Entre as sombras, vi o rosto de Armando, seu ar perdido, os olhos etéreos, a mão direita sobre o paletó. Não fora olhar para Hahn; queria ver o pátio enluarado. Aprecia o luar. Com a lua, não vê o monturo, as paredes sujas, as caras dos bêbados. Um pouco de esforço, e descobre um fiorde. Ou algum dos bichos que continuava a inventar nos seus óleos. Havia qualquer coisa de antigo ritual na multidão que marchava lentamente. Alguém cantava a marcha da Aída, para nós já familiar. Outras vozes, aos poucos, juntaram-se àquela voz iniciadora. Onde li o caso do elefante que, durante doze anos – sim, doze – viajou sozinho através da baía de Bengala, de ilha em ilha, percorrendo centenas de quilômetros? Que procurava? E há quanto ando eu nesta cidade, golfo de consternação, perseguindo o que talvez não exista? Duas jovens, à minha frente, levavam ramos de árvores erguidos. Fome de dar-lhes o braço, extraviar-me em sua companhia, cantando como os outros. Iriam quantas mulheres, além delas? Não haveria, entre todas, nenhuma ao mesmo tempo real e fictícia, para dissipar a invisível nuvem que me separava da vida? Nenhuma? Exclamei com voz rouca: “Adeus, Hahn!”. Não sabia, ao certo, de que profundo bem, de que essencial esperança me desapossava. As moças dos ramos de árvore, sorrindo, olharam para trás. Envergonhado, adentrei-me num beco. Mais uma vez, sem rumo, uivando dentro de mim, ganhei as ruas adormecidas”.

LINS, Osman. Nove, novena – narrativas. 4. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1994. p. 58 - 59.

Nenhum comentário:

Postar um comentário