quarta-feira, 17 de julho de 2013

GÊNEROS DISCURSIVOS MAIS FREQUENTES DO JORNAL


JORNAL 

"Também denominado de periódico ou gazeta, é um meio de comunicação impresso, geralmente um produto derivado do conjunto de atividades denominado jornalismo. As características principais do jornal são: o uso de papel de imprensa, a utilização de uma linguagem própria e a veiculação de notícias, ou seja, se constitui como um meio de comunicação que atende a necessidade da população em grande escala."



Os textos podem ser agrupados em diferentes categorias ou gêneros discursivos, considerados pelo linguista e filósofo russo Mikhail Bakhtin, como "formas relativamente estáveis de enunciados". Os gêneros discursivos mais frequentes em jornais são:

EDITORIAL 

É um texto que expressa a opinião do jornal sobre um assunto atual e/ou polêmico. Em geral, é publicado na segunda página do jornal. 

MANCHETE 

É o título daquilo que o jornal considera a principal notícia do dia. Aparece em letras maiores e em destaque no alto da primeira página. 

ANÚNCIO CLASSIFICADO

É de responsabilidade do leitor ou anunciante, que produz um pequeno texto para anunciar a venda, compra, troca ou contratação dos mais diversos produtos ou serviços. Para dar o máximo de informação em pequenos espaços, os anúncios classificados, em geral, se utilizam de linguagem abreviada. 

CHARGE 

Desenho caricatural em que se satiriza um fato específico, em geral de caráter político e que é do conhecimento público.



CHAMADA 

Texto curto da primeira página que resume as informações publicadas pelo jornal a respeito de um assunto. Remete o leitor para as páginas que trazem a cobertura extensiva. 

LEGENDA 

Acompanha e complementa as informações que a foto, por si só, fornece ao leitor. Os manuais de redação dos jornais costumam orientar seus jornalistas a não se limitarem a descrever a foto, atitude que configuraria uma redundância. 

NOTÍCIA 

Registro dos fatos, sem opinião. Escrito com exatidão, procura responder às perguntas-chave: o que, quem, onde, quando, como, porquê.

ENTREVISTA 

Publicada na forma de perguntas e respostas. O texto introdutório contém breve perfil do entrevistado, resumo do assunto abordado e informações como local, data e duração da entrevista. 

TABELA

Sua função é apresentar informações de maneira clara e de rápida leitura. Deve ser visualmente atraente e conter informações redigidas de forma concisa. 

CRÍTICA 

Gênero jornalístico opinativo que analisa e avalia o trabalho intelectual ou desempenho: artes, espetáculos, livros, cinema, competição esportiva, discurso político... 

RESENHA

Texto, em geral escrito por especialistas, sobre livros, obras artísticas, espetáculos, filmes, etc. Em uma resenha, entrecruzam-se duas finalidades: informação e opinião. Assim, em uma resenha, dá-se ao leitor uma ideia sobre o conteúdo da obra ou espetáculo e emite-se uma opinião sobre a qualidade do que está sendo resenhado. A diferença entre a crítica e resenha parece residir no fato de que esta última contém uma análise mais complexa e mais extensa, além de ter um caráter menos avaliativo. 

CARTA DO LEITOR

Textos em que os leitores expressam seus pontos de vista sobre o jornal ou sobre assuntos abordados. Em geral a seção de cartas de leitores seleciona, para publicação, trechos de cartas com diferentes tendências de opinião. Os jornais podem ou não responder a seus leitores.

GRÁFICO

A função do gráfico é transpor informações numéricas para a linguagem visual, de modo a permitir leitura instantânea por parte do leitor. Os três tipos de gráficos mais usados são as linhas, barras e círculos. 

ANÚNCIO PUBLICITÁRIO

Em geral, os anúncios publicitários combinam a linguagem verbal e a visual. São criados por agências de publicidade, que procuram adequar o anúncio ao público-alvo do jornal e ao espaço reservado para publicidade.


ARTIGO

Gênero jornalístico, assinado, que traz a interpretação, análise ou opinião do articulista sobre um fato, assunto ou tema de relevância.

CRÔNICA

Gênero que fica entre o jornalismo e a literatura. Sempre assinado, é redigido de maneira livre e pessoal. Pode constituir um pequeno conto. 

TIRA

Pequena história em quadrinhos de caráter humorístico, em geral, composta por três ou quatro quadros no sentido horizontal.



REPORTAGEM

É o produto principal da atividade jornalística. Pode ser de dois tipos: 

1 - Relato de acontecimentos feito por jornalista que tenha estado no local em que o fato ocorreu ou que tenha apurado as informações relativas. Contém a descrição fiel dos fatos e as versões das partes envolvidas. 

2 - Abordagem exaustiva de um tema que não tem propriamente ligação com o dia. 

Em ambos, prevalece a função esclarecedora e pode aparecer a opinião de especialistas.

TEXTO RETIRADO DE:

TAKAZAKI, Heloisa Harue. Língua Portuguesa: ensino médio - volume único. São Paulo: IBEP, 2004. (Coleção Vitória Régia).



Nenhum comentário:

Postar um comentário