terça-feira, 15 de julho de 2014

PRÉ-MODERNISMO (PARTE I)


MOMENTO SOCIOCULTURAL 


  • Parte do Brasil se industrializa e se urbaniza rapidamente. Milhares de imigrantes europeus se estabelecem no país. Enquanto o Centro-sul se moderniza, conflitos em regiões como Canudos expõem a miséria de grande parte do país. 

CARACTERÍSTICAS LITERÁRIAS 

  • Esse período é uma transição para o Modernismo e não possui os traços de uma escola literária. Vemos o início de tendências e temas que se firmam no Modernismo. 

AUTORES E OBRAS

  • EUCLIDES DA CUNHA: jornalista, escreveu "Os Sertões" (1902), obra-prima que relata a guerra de Canudos;
  • LIMA BARRETO: escritor de linguagem objetiva, denunciou os vícios e preconceitos da sociedade brasileira. Escreveu, dentre outras grandes obras, "Triste fim de Policarpo Quaresma" (1915) e "Clara dos Anjos" (1948);
  • AUGUSTO DOS ANJOS: Nasceu em Cruz do Espírito Santo, na Paraíba. Considerado um dos maiores poetas da língua, publicou apenas uma obra "Eu" (1912).
  • MONTEIRO LOBATO: denunciou muito problemas nacionais, em obras como "Urupês" (1918), "Ideias de Jeca Tatu" (1919), "Cidades Mortas" (1919) e "Negrinha" (1920). 

Monteiro Lobato foi criador de obras infantis que mais têm destaque na Literatura Brasileira. Tudo começou com "Reinações de narizinho" (1931), "Caçadas de Pedrinho" (1931) e "O Sítio do Pica-pau Amarelo" (1939). Suas personagens, que são conhecidas do público até hoje em decorrência de inúmeras versões que foram para a televisão em forma de seriado e de desenho animado, fazem parte do imaginário e representam marcos históricos em se tratando de Literatura Infantil no país. A boneca falante Emília, o sábio Visconde de Sabugosa, Tia Nastácia, Narizinho, Pedrinho, Dona Benta, o Saci Pererê e a Cuca - bruxa malvada - são personagens inesquecíveis da sua criação artística. 



O Sítio do Pica-pau Amarelo em várias fases



"Sítio do Pica-pau Amarelo" que eu considero
 a melhor versão (1977 - 1986)

A última versão do Sítio 




Nenhum comentário:

Postar um comentário