sexta-feira, 21 de novembro de 2014

RECORTES SOBRE O CINEMA NACIONAL




1 – O ator Fernando Ramos da Silva, que interpreta o personagem-título do filme Pixote - a lei do mais fraco, tempo depois do êxito do filme voltou à sua vida de sempre, vivendo num ambiente de total miséria. Chegou a tentar seguir a carreira de ator, ingressando na Rede Globo com a ajuda do escritor José Louzeiro, mas foi demitido por ser incapaz de decorar os textos, já que era semialfabetizado. Devido à influência dos irmãos, retornou à criminalidade, sendo assassinado por policiais em 1987.

2 – No começo da década de 1980, a paraibana Marcélia Cartaxo integrava um grupo que montara a peça Beiço de estrada, texto original de Eliezer Filho, e, estando em São Paulo, teve contato com a cineasta Suzana Amaral que estava na plateia. Marcélia foi escolhida para dar vida à personagem Macabea, do livro A hora da estrela, de Clarice Lispector. Por esse trabalho, Marcélia Cartaxo recebeu, dentre outros prêmios, o Urso de Prata no Festival de Berlim. Na semana em que viajou a Berlim, para receber a premiação, a atriz foi fisicamente agredida por um alemão xenófobo dentro de um ônibus. Ele justificou que achava que a atriz fosse uma judia.

3 – O filme de estrada, Central do Brasil, foi inspirado no clássico Alice nas Cidades, de Wim Wenders. Esse filme brasileiro foi um dos mais aclamados por críticos em todo o mundo e vencedor de inúmeros prêmios: dentre eles o Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro. Por seu trabalho em Central do Brasil, a atriz Fernanda Montenegro tornou-se a primeira atriz latino americana a ser indicada ao Óscar de melhor atriz.  

4 – Inicialmente o título do filme O céu de Suely seria “Rifa-me". O título definitivo veio primeiro em sua tradução para o inglês, Suely in the Sky, inspirado pela música Lucy in the Sky with Diamonds. As filmagens começaram em agosto de 2005, com duração de sete semanas, e durante este período todo o elenco permaneceu em Iguatu.  As atrizes Hermila Guedes, Maria Menezes e Zezita Matos viveram na mesma casa, como forma de ampliar a interação entre elas.

5 – O filme Orfeu no Carnaval (1959), de Marcel Camus, foi vencedor do Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro, Óscar de melhor filme estrangeiro e a Palma de Ouro do Festival de Cannes.

 – Dira Paes é considerada a musa do cinema nacional - o título é merecido seja pelo talento da atriz, seja pela quantidade de filmes que ela tem no currículo (mais de trinta títulos). Uma das mais premiadas atrizes brasileiras, Dira iniciou sua carreira em 1985, na produção norte-americana Floresta de esmeraldas, de John Boorman. 

 – O dia do cinema brasileiro é comemorado em 05 de novembro, data que homenageia a primeira exibição cinematográfica que aconteceu em 1896, no Rio de Janeiro. Há, no entanto, um não consenso quanto ao dia em que este é comemorado, pois alguns dizem que o dia correto é 19 de junho - o que é confirmado pela ANCINE (Agência Nacional do Cinema). Esta data seria alusiva ao ano de 1898, por ocasião da primeira filmagem do Brasil realizada por Afonso Segreto, cineasta italiano. Há rumores de que a data comemorativa do cinema brasileiro poderá mudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário