quinta-feira, 11 de agosto de 2016

ALGUMAS DAS CENAS MAIS COMOVENTES DO CINEMA (PARTE I)


Algumas cenas cinematográficas permanecem tão profundamente em nossa memória que assustam. Elas tendem a nos comover por quantas vezes a elas acorrermos. Um exercício interessante – pensei – seria retomá-las com fins de compartilhamento. Eis, portanto, algumas das tais cenas que mais me comovem no cinema:

DUMBO: A mãe de Dumbo, que está presa, o embala ao som da canção Baby Mine. Aparecem, enquanto ela canta, demais animais com os seus filhotes. O ratinho, que proporcionou o encontro entre eles, enxuga uma lágrima e, ao fim da canção, Dumbo vai embora deixando sua mãe na prisão...

PECADOS ÍNTIMOS: Ronnie (Jackie Earle Haley) é encontrado sozinho no parque e lamenta a morte da mãe. Ele, sentado num balanço, e chorando como uma criança abandonada, diz a Sarah (Kate Winslet) que a mãe dele foi embora. Ele, que era pedófilo, se automutila.

TITANIC: Quando Rose (Kate Winslet) vai descendo no bote salva-vidas, enquanto Jack (Leonardo DiCaprio) a observa, e ela, num gesto tresloucado, resolve voltar para o Titanic que está prestes a afundar – eles correm e encontram-se num abraço compungido. 

A FESTA DE BABETTE: A cena do jantar que Babette (Stéphane Audran) oferece ao vilarejo que a acolhe por ocasião da fuga que ela empreende – ela tenta fugir da França durante a repressão à Comuna de Paris.

CONTA COMIGO: Quando os meninos se despedem após vivenciarem as aventuras que constituem a enredística do filme.

CENTRAL DO BRASIL: Dora (Fernanda Montenegro) vê, por uma janela, César (Othon Bastos) ir-se embora. Ela havia passado batom, antes disto, para parecer mais bonita.

INDOMÁVEL SONHADORA: Hushpuppy (Quvenzhané Wallis) chora, mesmo tendo assimilado o conselho do pai de que nunca deveria chorar.

LAÇOS DE TERNURA: Aurora (Shirley MacLaine) se enfurece no hospital em que a filha está internada.

O SENHOR DOS ANÉIS: Samwise Gamgee (Sean Astin) atira-se na água para cumprir sua promessa de que jamais abandonaria Frodo (Elijah Wood) em sua jornada.

CINEMA PARADISO: Salvatore (Jacques Perrin) retorna à sua cidade após ter permanecido, por ordem de Alfredo (Philippe Noiret), longe dela durante anos.

RÉQUIEM PARA UM SONHO: As personagens, numa sequência, aparecem deitadas como se estivessem em posição de feto.

O RESGATE DO SOLDADO RYAN: A morte do soldado médico do grupo, Irwin Wade (Giovanni Ribisi).

A COR PÚRPURA: Quando Celie (Desreta Jackson) é separada de sua irmã Nettie (Akosua Busia).

DANÇANDO NO ESCURO: Selma (Björk) caminha para o cumprimento de sua sentença.

ANJOS DO SOL: Inês (Bianca Comparato) é punida porque tentou fugir da prostituição em um garimpo.

O GAROTO: Tentam levar o garoto (Jackie Coogan) que Carlitos (Charles Chaplin) adotara e este corre ao seu encontro, para impedir que o levem.

A CORRENTE DO BEM: Pessoas de vários lugares vão em peregrinação à casa de Trevor (Haley Joel Osment), ao som de Calling all angels, interpretada por Jane Siberry.

O AUTO DA COMPADECIDA: O discurso da Compadecida (Fernanda Montenegro) ao remeter-se ao sertanejo nordestino.

MARY AND MAX: UMA AMIZADE DIFERENTE: Quando Mary, carregando seu bebê, entra no apartamento de Max.







2 comentários:

  1. Dos que assisti, achei realmente marcantes! Tentarei assistir aos outros! Abração!

    ResponderExcluir