quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

DICA SOBRE DISSERTAÇÃO-ARGUMENTATIVA

NOTAS SOBRE O TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO

Sabemos que a escrita não deve caracterizar-se como uma ação que deve cumprir um formato único, fechado e fixo. A escrita deve surgir como resultado de vivências de um leitor proficiente capaz de transformar em texto o conhecimento de que dispõe. No entanto, como percebemos que muitas pessoas têm dificuldade de criar, do ponto de vista estrutural, um texto dissertativo-argumentativo, não custa atentar para um modelo que possa nortear a escrita desse tipo textual. Um dos modelos que aponto é este:

INTRODUÇÃO

Parágrafo 1:


Afirmação do Tema (o mesmo que a TESE, corresponde a uma afirmação, uma consideração geral sobre o tema proposto) + Argumento 1 + Argumento 2 (o autor poderá citar, de modo resumido, caso queira,  os argumentos que serão desenvolvidos posteriormente no texto).

As redações para o ENEM costumam apresentar outra estrutura: 

Afirmação do Tema (Tese) + Proposição (comentário geral alusivo ao Tema / apontamento de um problema / indício de repertório sociocultural).















DESENVOLVIMENTO

Parágrafo 2:


Explanação do Argumento 1 (todas as informações de que o autor dispõe sobre o Tema proposto deve ser desenvolvido no segundo parágrafo).

Argumentos possíveis:
1 - Dados; 
2 - Estatísticas; 
3 - Estudos de especialistas;
4 - Exemplos veiculados amplamente na mídia; 
5 - Conteúdos diversos que estejam vinculados ao Tema e representem demonstração de um amplo repertório sociocultural etc.


Parágrafo 3:


Explanação do Argumento 2 (todas as informações de que o autor dispõe sobre o Tema proposto deve ser desenvolvido no segundo parágrafo).

Seguir as mesmas dicas apresentadas acima.



CONCLUSÃO

Parágrafo 4:


Expressão inicial seguida de vírgula (Desse modo, / Portanto, / Sendo assim, / etc.) + Reafirmação do tema (o autor deve voltar à introdução e retomar a ideia principal do texto) + Propostas de intervenção para resolução do problema levantado / Articulação de ações e de agentes que possam ser acionados para resolução do problema. 



                                                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário