quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

LISTA DE MOMENTOS DE MAIOR SATISFAÇÃO


No livro A graça da coisa (2013), de Martha Medeiros, há um texto intitulado Pequenas felicidades que me parece interessante, porque se trata de uma lista de ações que representam, para a autora, espaços de imensa satisfação. Utilizei o termo satisfação porque não gosto do termo felicidade – e não gosto porque vejo uma urgência, por parte das pessoas, em adquirir esta tal felicidade como se qualquer coisa que fugisse ao que se convencionou chamar assim fosse execrável; e eu acredito que toda experiência, mesmo as dolorosas, pode representar possibilidade de crescimento e um caminho que, embora estreito, conduza o indivíduo à satisfação.

Resolvi, instigado pelo texto da cronista, fazer uma lista das minhas pequenas satisfações neste período de fim de ano que sempre me parece um momento profícuo para refletir sobre mim mesmo.

1 – Assistir a um filme tendo a casa totalmente arrumada. 
2 – Ganhar um livro que eu queria ler há séculos e gostar tanto dele a ponto de não querer que a leitura chegue ao final.  
3 – Tomar suco de laranja sem-açúcar-e-com-gelo-à-parte.
4 – Tomar banho, sem estar apressado, com sabonete glicerinado.
5 – Viajar apenas com uma mochila e conseguir colocar nela tudo o que será necessário para que a viagem seja pacífica.
6 – Encontrar amigos de quem se sentia saudade e sentir que a recíproca é verdadeira e, em seguida, conversar muito, com detalhamentos, sem pressa, sobre tudo e todos...
7 – Assistir e/ou ler entrevistas que trazem perguntas inteligentes.
8 – Ver gente lendo livros de autores de que eu gosto muito.
9 – Ler matérias sobre Frida Kahlo e demais artistas de minha predileção.
10 – Não esperar por muito tempo em filas, paradas de ônibus, pontos de táxi, consultórios médicos...
11 – Encontrar, por um preço agradável, algo que eu queria muito - ou receber desconto ao comprar qualquer objeto.
12 – Dia nublado e chuva calma.
13 – Fazer exame médico e constatar que está tudo bem até a décima geração.
14 – Encontrar uma pessoa pela primeira vez e sentir afinidade imediata.
15 – Ouvir música enquanto realiza alguma atividade cotidiana que aparentemente seria desagradável (lavar prato, varrer casa e limpar móveis tornam-se tarefas mais dignas quando realizadas sob efeito de música de qualidade).
16 – Receber uma encomenda na data certa.
17 – Obter sucesso após o esforço empreendido para realização de um trabalho. 
18 – Ter um texto aceito para publicação e, ao vê-lo publicado, não constatar erro algum.
19 – Constatar que será possível descansar porque todo o trabalho já foi realizado.
20 – Chegar atrasado, justificar plausivelmente e todo mundo compreender sem me fazer sentir culpa por existir.
21 – Conversar com pessoas idosas abertas a compartilhar suas experiências de vida.
22 – Não ter que dar explicações, mas, quando for necessário explicar, ser ouvido.
23 –  Deleitar o silêncio dos silêncios na hora de escrever.
24 – Tomar chá (de boldo, principalmente).
25 –  Contar com a gratidão de alguém e ser aceito quando eu demonstrar gratidão.
26 – Tomar água fria quando se está com muito calor.
27 – Estar em contato profundo com a natureza e vislumbrar o sol se pondo. 
28 – Ir ao ponto mais alto de minha cidade e pensar na vida (Colina do Horto).
29 – Ver a casa limpa, vestir roupa limpa, lavar as mãos (que alegria de viver é lavar as mãos!).
30 – Estar perto de pessoas leves, descomplicadas, bem-humoradas (tudo o que eu mais quero ser) e que me fazem reencontrar a paz de espírito que o cotidiano às vezes rouba de mim. 

Texto de: Émerson Cardoso
27/12/14

Nenhum comentário:

Postar um comentário