terça-feira, 10 de outubro de 2017

TEATRO INFANTIL QUE CRIANÇAS E ADULTOS NÃO PODEM DEIXAR DE VER: BREVES NOTAS SOBRE "O SONHO DE CLARA GEMA", DA CIA MANDACARU

Foto de Rogerio Duarte

O Cariri cearense tem seu histórico de excelentes peças teatrais realizadas pelos diversos grupos que, felizmente, apesar das dificuldades, por aqui circulam. Muitos trabalhos marcantes conseguem se concretizar pelo empenho e amor à arte que os integrantes desses grupos evidenciam. Dentre as peças que devem ser inseridas na lista das mais belas e cativantes que tive o privilégio de vislumbrar, no Cariri, O Sonho de Clara Gema, dirigida por Micaelle Lima, e que é uma adaptação do texto de Sandra Albano, sem dúvidas é uma delas. 

Hoje, por acaso, eu estive na plateia dessa peça teatral ao lado de outros adultos e muitas crianças e, assim como eles, eu fiquei mais que entusiasmado. O Sonho de Clara Gema é uma peça infantil - um musical, em verdade, no melhor sentido do termo - realizada pela Cia Mandacaru de Teatro. Ao assisti-la, não consegui guardar para mim as impressões que o espetáculo me proporcionou e, por isto, resolvi escrever algo, ainda que brevemente.

A primeira observação que faço sobre a peça diz respeito ao texto. Sandra Albano dialoga, com a história de sua galinha carismática, mas passível de morte, vale ressaltar, com outras personagens como Laura, Petronilha, Pedrina e Eponina - todas galinhas criadas por Clarice Lispector. Assim como Clarice Lispector, Sandra Albano nos apresenta a galinha como um ser singelo e digno de permanecer vivo. A personagem Clara Gema, que é amada pelas demais personagens que povoam a Fazenda Santa Fé, está diante da possibilidade de virar o almoço do austero fazendeiro Zé Tufão. Cabe à cozinheira Crizolina capturar Clara Gema e levá-la ao seu destino cruel: tornar-se galinha ao molho. Acontece que Clara Gema dispõe de dois grandes trunfos: 1) ela é uma grande cantora, ainda que não tenha o reconhecimento merecido, e 2) tem amigos fiéis que a protegem e a auxiliam a todo tempo. 

A enredística da peça é basicamente esta, porém não devemos nos restringir a analisá-la apenas por este viés, pois há um tema que não pode passar despercebido: a esperança. A esperança, do meu ponto de vista, é a grande reflexão da peça. Amizade, morte, vida e senso de coletividade são temas recorrentes, mas a esperança é, sem dúvidas, sua grande tônica. Quando tudo parece desabar, e os bichos já não sabem o que fazer, alguém do grupo consegue ter uma ideia e, a partir dela, tudo muda. A lição dos bichos, neste caso, é: grandes ideias nascidas da união de amigos podem ser salvadoras. E isto coaduna com o que diz um narrador de Clarice Lispector no conto Uma amizade sincera: "Amizade é matéria de salvação". 

Remetendo-me a aspectos mais técnicos, merece elogios a direção musical de Angélica Flor que, além de atuar no papel principal, e atuar com excelente desempenho, faz do espetáculo um musical de beleza inconteste. Não é fácil de esquecer a versão da Cantata BWV - 147, de Johann Sebastian Bach, mais precisamente seu décimo movimento (Jesus alegria dos homens), a versão de um trecho da ópera Carmen, de Georges Bizet, e o quarto movimento da Nona Sinfonia de Beethoven (Ode à alegria). Associemos à música a coreografia da também diretora Micaelle Lima, que faz um trabalho coreográfico leve, divertido, simples, mas preciso. Nada é excesso, tudo está bem delineado e em conformidade com as canções apresentadas ao longo da peça. Todas as canções muito bem executadas, devo ressaltar. 

As atuações seguem o tom bem elaborado da peça. As crianças que pude ouvir na plateia amaram o Burro - isto se deve ao fato de que a personagem é, por excelência, carismática, cômica e hilariante, no entanto um ator pouco versátil e experiente poderia não funcionar. Mas na peça funciona perfeitamente, porque não é possível não notar a presença do ator que interpreta esta personagem. O riso e o olhar, nele, são marcantes - é impossível não destacá-lo. Os demais bichos conseguem ser bem interpretados, porque é nítido que todas as atrizes desenvolvem relevante harmonia na condução das cenas em que estão presentes - todas são envolventes. O galo, devo lembrar, também merece ser considerado uma personagem carismática, embora sua covardia/necessidade de afirmação o tornasse um tanto controverso - o ator consegue demonstrar isto muito bem. 

O jogo cênico, embora sem grandes inovações do ponto de vista do universo teatral infantil, é entusiasmante. O espectador não cansa, não se acomoda, não consegue perder de vista o fio da meada, porque novos acontecimentos vão surgindo, e a expectativa sobre o que os bichos farão para salvar a angustiada Clara Gema tornam os acontecimentos imprevisíveis. 

Algo que deve ser avaliado à parte, na peça, são a maquiagem e o deslumbrante figurino, de Joylson Kandahar. A maquiagem é primorosa, mas o figurino é digno de prêmio. Tudo é tão bem confeccionado, tão detalhadamente construído! Clara Gema, que aparece com vestimenta amarela e alguns tons em vermelho, surge, posteriormente, numa mudança de figurino que ocorre no meio do palco, e com direito a estouro e chuva de papéis coloridos, em vestido vermelho esplendoroso. Ela canta um trecho da ópera de Bizet, Carmen, com direito a coro, aplausos e sua definitiva consagração. Clara Gema torna-se uma grande diva - sua vestimenta não evidencia senão isto. 

Em suma, O Sonho de Clara Gema me entusiasmou, me fez esquecer o mundo por alguns minutos, me proporcionou bem-estar por me fazer ouvir os risos das crianças na plateia e, sobretudo, me apresentou um espetáculo que, em sua simplicidade, é comovente, reflexivo, instigante e belo. O SESC de Juazeiro do Norte merece notas de agradecimento por ter valorizado e apresentado essa obra ao público - as instituições devem fomentar a arte, e o SESC tem feito isto. Em tempos sombrios, como os que temos vivido, deparar-nos com arte, em sua acepção mais profunda, é um alívio para a alma. Foi isto que se deu: o espetáculo da Cia Mandacaru foi um alívio para a alma - e as crianças parecem ter sentido o mesmo! 

Émerson Cardoso
10/10/2017








Nenhum comentário:

Postar um comentário