segunda-feira, 11 de março de 2013

ANEDOTAS - HORA DO RISO




Anedota é um texto curto de sequência narrativa que geralmente não tem autor conhecido, é um texto de domínio coletivo cuja finalidade é provocar riso, divertir o interlocutor e pode, dependendo do conteúdo da anedota, ser contado em qualquer espaço: reuniões, salas de aula, palestras, festas etc. Como todo texto que pertence à ordem do narrar, a anedota apresenta os elementos característicos da narrativa: narrador, espaço, enredo, personagem e tempo. Ela se apresenta sempre como uma história curta, com poucas personagens, que acontece em um único espaço e em um tempo reduzido. De acordo com o tema explorado, as anedotas podem discorrer sobre: profissões, política, diferenças de gênero (piadas sexistas), etnias e grupos minoritários. Quanto ao estilo, podem ser: secas, sujas ou picantes, dotadas de trocadilhos, humor mórbido (que eu denomino: humor macabro) e de perguntas e respostas rápidas.

EXEMPLOS:

ANEDOTA 1

Joãozinho vai fazer uma pescaria com o pai.
- Pai, como é que os peixes respiram debaixo da água?
- Não sei, meu filho!
Pouco depois:
- Pai, por que os barcos não afundam?
- Não sei, meu filho!
Pouco depois:
- Pai, por que o céu é azul?
- Isso eu também não sei, meu filho.
- Pai, você não se incomoda de eu ficar fazendo essas perguntas, não é?
- Claro que não, meu filho! Se você não perguntar, nunca vai aprender nada!
 
 ANEDOTA 2 

A professora pede ao aluno para contar uma história triste.
O aluno começa:
- Bem, na semana passada, a minha mãe caiu dentro de um poço...
- Ai, credo! E ela está bem?
- Agora deve estar... Há dois dias que não pede socorro!


ANEDOTA 3 

O menino desabafa com a mãe:
- Mamãe, na escola me chamaram de mafioso...
- Amanhã mesmo vou resolver isso...
- Bem, mas faça tudo parecer um acidente, mamãe!


ANEDOTA 4 

O menino pergunta à mãe:
- Por que estamos empurrando o carro até o precipício?
- Fique quieto se não seu pai vai acordar...


ANEDOTA 5 

A tia pergunta ao Joãozinho:
- O que você vai fazer quando for grande como a titia?
O Joãozinho responde:
- Um regime.


ANEDOTA 6 

À noite, enquanto o marido lê o jornal, a mulher comenta:
- Você já percebeu como vive o casal que mora aí em frente? Parecem dois namorados! Todos os dias quando chega em casa o marido traz flores para a esposa, abraça-a e os dois ficam se beijando apaixonadamente. Por que você não faz o mesmo?
O marido responde:
- Mas, querida, eu mal conheço essa mulher!


ANEDOTA 7

- Mamãe, eu já tenho 13 anos... Compra um sutiã para mim!
- Não!
- Vamos, mamãe, compra um sutiã para mim!
- Eu já disse que NÃO!
- Mas, mamãe, eu já tenho 13 anos...
- Não me amole, Frederico!






Um comentário: