domingo, 3 de março de 2013

TROVADORISMO - UM RESUMO



 
MOMENTO SOCIOCULTURAL:

1- IDADE MÉDIA;
2- FEUDALISMO: SISTEMA DE PODER BASEADO NA POSSE DA TERRA;
3- SUPREMACIA DO CLERO (TEOCENTRISMO) E DA NOBREZA (SENHORES FEUDAIS, PATRIARCALISMO).

CARACTERÍSTICAS:

1- PREDOMÍNIO DA LITERATURA ORAL ASSOCIADA À DANÇA E À MÚSICA (CANTIGAS);

2- TIPOS DE CANTIGAS: 
  • DE AMOR: EU-LÍRICO MASCULINO QUE PRESTA "VASSALAGEM AMOROSA" À MULHER, À SENHORA;
  • DE AMIGO: EU-LÍRICO FEMININO QUE LAMENTA A AUSÊNCIA DO SEU AMIGO/AMANTE;
  • DE ESCÁRNIO: CRÍTICA PESSOAL E/OU SOCIAL INDIRETA E IRÔNICA;
  • DE MALDIZER: CRÍTICA PESSOAL E/OU SOCIAL DIRETA.

 3- PROSA MEDIEVAL: NOVELAS DE CAVALARIA EM QUE SE COLOCAVA EM PAUTA O HEROÍSMO DE INFLUÊNCIA RELIGIOSA E FEUDAL.

EXEMPLO  DE CANTIGA DE AMOR

A dona que eu am'e tenho por Senhor
amostrade-mh-a Deus, se vos en prazer for,
se non dade-mh-a morte.

A que tenh'eu por lume d'estes olhos meus
e porque choran sempr(e) amostrade-mh-a Deus,
se non dade-mh-a morte.

Essa que Vós fezestes melhor parecer
de quantas sei, ai Deus, fazede-mh-a veer,
se non dade-mh-a morte.

Ai Deus, que me-a fizestes mais ca mim amar,
mostrade-mh-a u possa con ela falar,
se non dade-mh-a morte.
(BERNARDO BONAVAL) 

 EXEMPLO DE CANÇÃO QUE NOS REMETE À CANTIGA DE AMOR MEDIEVAL

QUEIXA
(Caetano Veloso)
Um amor assim delicado
Você pega e despreza
Não devia ter despertado
Ajoelha e não reza
Dessa coisa que mete medo
Pela sua grandeza
Não sou o único culpado
Disso eu tenho a certeza
Princesa, surpresa, você me arrasou
Serpente, nem sente que me envenenou
Senhora, e agora, me diga onde eu vou
Senhora, serpente, princesa
Um amor assim violento
Quando torna-se mágoa
É o avesso de um sentimento
Oceano sem água
Ondas, desejos de vingança
Nessa desnatureza
Batem forte sem esperança
Contra a tua dureza
Princesa, surpresa, você me arrasou
Serpente, nem sente que me envenenou
Senhora, e agora, me diga onde eu vou
Senhora, serpente, princesa
Um amor assim delicado
Nenhum homem daria
Talvez tenha sido pecado
Apostar na alegria
Você pensa que eu tenho tudo
E vazio me deixa
Mas Deus não quer que eu fique mudo
E eu te grito esta queixa
Princesa, surpresa, você me arrasou
Serpente, nem sente que me envenenou
Senhora, e agora, me diga onde eu vou
Amiga, me diga...

EXEMPLO DE CANTIGA DE AMIGO

ONDAS DO MAR DE VIGO

Ondas do mar de Vigo,
se vistes meu amigo!
E ai Deus, se verrá cedo!

Ondas do mar levado,
se vistes meu amado!
E ai Deus, se verrá cedo!

Se vistes meu amigo,
o por que eu sospiro!
E ai Deus, se verrá cedo!

Se vistes meu amado,
por que hei gran cuidado!
E ai Deus, se verrá cedo!

(MARTIM CODAX)

EXEMPLO DE CANÇÃO ATUAL QUE NOS REMETE À CANTIGA DE AMIGO

ONDE ESTARÁ O MEU AMOR
(Chico César)

Como esta noite findará
E o sol então rebrilhará
Estou pensando em você...
Onde estará o meu amor?
Será que vela como eu?
Será que chama como eu?
Será que pergunta por mim?
Onde estará o meu amor?
Se a voz da noite responder
Onde estou eu, onde está você
Estamos cá dentro de nós
Sós...
Se a voz da noite silenciar
Raio de sol vai me levar
Raio de sol vai lhe trazer
Onde estará o meu amor?






























Um comentário: