sábado, 20 de junho de 2020

CARTA ENVIADA PARA MIM PELO SR. ANO DE 2020 (E QUE FOI VAZADA DESCARADAMENTE)


Caro Émerson Cardoso,

Você pensava que 2018, aquele sádico de chicote na mão e olhar de cobra, seria um ano desolador? Pensava que nada poderia ser pior do que ele, que proporcionou aquela eleição fatídica que deu espaço ao mal em sua pior dose de banalidade? Lamento, querido, mas há mais desgraça resguardada a um país sem criticidade do que supõe a nossa vã capacidade de imaginação!

Foi tragicômica a eleição, hein! Ignorância, ilusão, racismo, homofobia, misoginia, despreparo técnico, dentre outros predicativos nada simpáticos, deitaram e rolaram nos palanques do país! Não tem como não rir diante da falta de bom-senso: o Brasil tem vocação para piada, é isso? Ou foi só tendência masoquista momentânea? Não, talvez seja outra coisa: a elite brasileira, inteligente como uma porta, passou à frente, foi isso? E o povo que teve um pouco de melhora de vida achou que já fazia parte da elite também, foi isso? Gente, ri muito agora! Sabe a risada de Paulina, a mexicaníssima vilã d'A Usurpadora? Mas deixa eu me recompor e prosseguir com minha cartinha amorosa. 

Veio sorrateiramente, então, com seus dentinhos de serrote, o ano de 2019, lembra? Aquele sabe tirar onda da cara das pessoas! Antes de prosseguir, queria perguntar uma coisa: você comemorou a chegada dele? Seja sincero. Comemorou? Se a resposta for sim: outra risada de Paulina na sua cara sonsa, querido! Não gosto de falar mal de meus colegas, mas devo dizer que 2019 não vale a bactéria presente na casca da barata que desliza no esgoto que recebe os excrementos do traidor de uma figa do michel temer, aquele infame que vocês, brasileiros ingênuos, viviam dizendo que ficassem de FORA e fazendo alusões ao vampirismo dele. Mal sabiam vocês que michel temer era um anjinho de candura, um coraçãozinho gelado incapaz de ver o sol, sim, golpista, sim, aprovador de PECs demoníacas, sim, mas tão menos maligno que a figura que viria em seguida!

E em 2019 muita coisa aconteceu: a extinção do Ministério da Cultura; o Ministério da Educação foi entregue a um (que adjetivo utilizar?) ordinário-vulgar-estúpido-crápula-sacripanta-salafrário-mor; o tal paulo guedes foi fazer a festa no Ministério da Economia; houve a criação do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, que foi entregue às mãos da pastora evangélica (com mestrados atribuídos pela Bíblia e visões nada lunáticas de Jesus na goiabeira) damares alves; dentre outros tantos pontinhos que se eu fosse elencar, menino, seria um romance, não uma carta. Ah! Quase ia me esquecendo: e o demônio do sérgio moro, querido! No Ministério da Justiça, menino, logo ele? Nunca iria para um cargo político, o falsiane! Ah! Traste! Mal o desgoverno o convidou e ele foi correndo fazer parte do conluio de cão - não que ele já não tivesse parte com o diabo, é óbvio! 

Foi aí que, sob festas e louvores, eu cheguei! Cheguei incisivo e ridente, como sempre, porque sou um solzinho para amenizar a neo-idade-das-trevas que vocês amargam em pleno século XXI. Sempre tive tendência a fazer bondades - caridade é meu sobrenome! Estamos em junho e veja o tanto de benesses que eu trouxe para você e seus compatriotas: a casa do indigno está caindo, embora eu sinta que ainda virá coisa dolorida a ser enfrentada por vocês, se não ficarem de olho bem aberto. Querido, não é para me gabar, mas eu ajudei vocês demais: veja que sérgio moro deixou de ser ministro; regina duarte (Secretária Especial de Cultura) deixou de ser secretária em pouco tempo após ter assumido o cargo; queiroz foi finalmente achado; o ministro vulgar-canalha-estúpido-monstruoso-crápula-sacripanta-salafrário-mor da deseducação caiu; a Polícia Federal está no encalço do filhote do indigno que, ao que tudo indica, está mais sujo do que banheiro químico em dia de reveillon. Tudo bem que eu trouxe, assim, uma problemática econômica aqui, uma pandemia ali, mas... Sou ou não sou melhor do que o sádico 2018 e o infame 2019? 

Vou encerrando por aqui a minha epístola amável e cheia de boas novas a serem propagadas sobre os telhados. Beijos de luz, paz e amor para você e seus compatriotas! Cuide-se, porque chumbo grosso só dói quando a gente já não tem mais como reverter o quadro. E, para concluir, o deixarei com essa mensagem de luz: "Grite por São Bento antes que a cobra arranque o tampo de sua perna!" 

Amorosa e queridamente, 

2020
(ANO BISSEXTO, ANO DO RATO, MMXX)
20/06/2020




8 comentários:

  1. Gostei muito da carta, mas pra mim o melhor foi a grafia dos nome dos ministros bem minúsculo. De fato nomes insignificantes não podem ser escrito em maiúsculo.
    Parabéns, Émerson 👏👏👏👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela leitura, Teresinha! Em tempos difíceis, há de se expurgar de algum modo o que se sente, hein! Abraço!

      Excluir
  2. Muito bom (o texto)!
    Duras verdades ditas de um jeito que só você sabe fazer.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Sara! Você sempre gentil! Este texto foi catártico, ainda não analisei se me excedi demais! Abraço!

      Excluir
  3. Parabéns!!! Muito boa!
    "vulgar-canalha-estúpido-monstruoso-crápula-sacripanta-salafrário-mor"... Acho que esse ministro não é um cara legal! Kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jean, obrigado pela leitura! Realmente, ele não é senão esse acúmulo de palavras simpáticas! rsrsrsrs

      Excluir
  4. "dentinhos de serrote" não é porque são dentinhos que são menos cruéis, muito pelo contrário! 2019 já tinha esgotado as minhas capacidades...mas ninguém contava mesmo com 2020. Parece que na primeira olhada já disse: vocês que lutem para continuarem vivos!. Muito bom, querido Émerson. Força pra gente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela leitura! De fato, a luta tem sido indispensável! Abraço e força!

      Excluir