sexta-feira, 18 de junho de 2021

CRÔNICA INCOMPLETA: "PERDAS"


18/06/2021

Neste mês de junho de 2021, o Brasil divulgou um número macabro: 500 mil pessoas morreram em decorrência da COVID-19. Em nosso país não foi somente a COVID-19 em si que causou transtornos e destruiu vidas. O mau gerenciamento da pandemia tem muito a ver com essas mortes. 

Famílias em todas as regiões do Brasil perderam entes queridos. Pessoas poderiam ter recebido vacinação antes, mas não houve preocupação por parte de autoridades competentes. 

Dentre as 500 mil pessoas mortas está uma pessoa cuja relevância em minha vida não posso mensurar. Ela se foi em 13 de junho de 2021. Escrever ainda é difícil para mim.

Esta é a terceira vez que tento escrever. Ainda não consigo organizar as ideias. Há muito a digerir. 

No livro "Sobre a morte e o morrer" (1969), de Elisabeth Kübler-Ross, ela aponta os seguintes estágios constitutivos do luto: 1) negação, 2) raiva, 3) negociação, 4) depressão e 5) aceitação. Não sei em qual estágio estou. 

Eu não sei. 

03/08/2021

Ainda não sei em que estágio do luto me encontro: a vida é tão simples e tão séria. No assoprar de um vento frio de junho pode correr uma notícia: aquela amiga a quem tanto você estimava se foi! O tempo da notícia chegar ao ouvido e descer ao grito que se cala: junho já riu de mim tantas vezes no passado!

13 de junho é dia de Santo Antônio. No dia 13 de junho de 2016, Luzia se foi. No dia 13 de junho de 2021, Tereza, irmã de Luzia, se foi. Tantas pessoas se foram no dia em que Santo Antônio é festejado pela Igreja Católica desde que o mundo é mundo. Luzia e Tereza, porém, eram irmãs, eram inseperáveis, eram religiosas, eram bondosas, viveram para o trabalho, eram moças dedicadas, não casaram, não tinham tino para coisas do mundo, não sabiam existirem sem Deus. 

Acho que comecei a escrever sobre minha perda. Preciso parar agora, porque minha boca ficou amarga, o olho marejou desértico, a angústia me atravessou o peito. 

Quando eu concluir o texto, que é sangue em ferida profunda, aí terei um pouco do que quero expressar e poderei fazer uma melhor organização. 

Ainda não sei o meu estágio do luto. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário