"David", de Michelangelo Buonarroti |
MOMENTO SOCIOCULTURAL:
- REVALORIZAÇÃO DOS MODELOS CULTURAIS DA ANTIGUIDADE CLÁSSICA PELA BURGUESIA MERCANTILISTA;
- GRANDES NAVEGAÇÕES E DESENVOLVIMENTO DO ANTROPOCENTRISMO (HUMANISMO);
- REFORMA PROTESTANTE: CRISE DA IGREJA CATÓLICA;
- NASCIMENTO DA CIÊNCIA MODERNA.
- ANTROPOCENTRISMO, HUMANISMO, RACIONALISMO (DECADÊNCIA DOS VALORES RELIGIOSOS);
- A ARTE COMO MÍMESE: IMITAÇÃO DE MODELOS DA ANTIGUIDADE CLÁSSICA (HARMONIA, EQUILÍBRIO, PROPORÇÃO DE FORMAS);
- SUBSTITUIÇÃO DA MEDIDA VELHA (VERSOS DE 5 E 7 SÍLABAS POÉTICAS - REDONDILHA MENOR E REDONDILHA MAIOR) PELA MEDIDA NOVA, PROVENIENTE DA ITÁLIA (VERSOS DECASSÍLABOS - SONETO);
- POESIA LÍRICA E POESIA ÉPICA.
PRINCIPAL AUTOR:
- LUÍS VAZ DE CAMÕES: SUA POESIA LÍRICA ERA DE INFLUÊNCIA MEDIEVAL E CLÁSSICA, DE TEMÁTICA VARIADA E ABRANGENTE (OS MISTÉRIOS DA CONDIÇÃO HUMANA, A PRESENÇA DO HOMEM NO MUNDO, A EFEMERIDADE DO TEMPO, AS CONTRADIÇÕES AMOROSAS...);
- ESCREVEU A OBRA "OS LUSÍADAS" - NARRAÇÃO DA HEROICA VIAGEM DE VASCO DA GAMA ÀS ÍNDIAS E A ETERNIZAÇÃO DE UM DOS MOMENTOS MAIS GLORIOSOS DE PORTUGAL: A ÉPOCA DAS GRANDES NAVEGAÇÕES.
UM POUCO MAIS SOBRE O ASSUNTO:
Como se sugerisse que o homem estava adormecido durante todo o milênio medieval, surge um movimento cultural que se manifesta na Filosofia, Literatura, Historiografia e Artes denominado Renascimento. No sentido mais amplo, Renascimento é o movimento cultural que, em sua grande diversidade de manifestações, muitas vezes conflitantes, concretiza historicamente a mentalidade renovadora e antimedieval inspirada nos valores culturais da Antiguidade Clássica. Em sentido mais estrito, portanto, esse movimento se caracteriza como a assimilação da cultura greco-latina, promovida pelos humanistas. Nesse período, surgiram nomes representativos do conhecimento universal:
Na Itália:
- Francesco Petrarca;
- Giovanni Bocaccio;
- Dante Aleghieri;
- Nicolau Maquiavel;
- Leonardo da Vinci;
- Sandro Botticelli;
- Michelangelo Buonarroti;
- Ludovico Ariosto.
Na França:
- Michel de Montaigne;
- François Rabelais.
Na Inglaterra:
- Tomas Moore;
- Edmund Spenser;
- William Shakespeare;
- Francis Bacon.
- Erasmo de Rotterdam.
Na Alemanha:
- Martinho Lutero.
Em Portugal:
- Francisco Sá de Miranda;
- Luís Vaz de Camões.
EXTRAPOLANDO UM POUCO O ASSUNTO:
Abaixo apresento uma das imagens produzidas por Michelangelo, um dos mais importantes artistas renascentistas, no teto da famosa Capela Sistina – "A Criação de Adão". Em seguida, apresento uma releitura fantástica (encontrei essa imagem no Facebook e, mesmo após dias de pesquisas, não consegui identificar o autor). Só para ficarmos inteirados sobre o assunto, chamamos de releitura, no estudo da Arte, uma obra que foi criada a partir de uma obra já existente, ou seja, a releitura é uma técnica que consiste em recriar ou reconstruir uma obra artística empregando o estilo próprio de quem a relê sem, contudo, fugir do tema original.
Nenhum comentário:
Postar um comentário