EEFM PRESIDENTE GEISEL – POLIVALENTE
CREDE 19 – JUAZEIRO DO NORTE – CE
JOSÉ MARROCOS, S/N – BAIRRO SANTA TERESA
FONE / FAX: 3102 - 1100
MINIPROJETO:
GÊNEROS DISCURSIVOS DO JORNAL EM
SALA DE AULA
CÍCERO ÉMERSON DO NASCIMENTO
CARDOSO
INTRODUÇÃO:
Este projeto, que se pretende um
método prático de aprendizagem, apresenta uma proposta de realização de
trabalhos de produção textual a partir do estudo dos gêneros discursivos do
jornal em sala de aula.
O
jornal se constitui como um veículo útil de propagação de múltiplas informações.
Utilizá-lo em sala de aula como ferramenta de aprendizagem pode ser
enriquecedor para o aluno uma vez que, por possuir gêneros textuais variados,
pode oferecer opções para quem o lê e apontar mecanismos enriquecedores de
produção textual através dos modelos que ele apresenta.
Nossa
intenção, portanto, é estimular o aluno não só à realização da leitura, mas à
produção de textos típicos do jornal para que, por meio deles, este possa ampliar
seu conhecimento através de pesquisas e discussões acerca de temas variados e
familiarizar-se com a multiplicidade de gêneros que poderão ser cobrados em
avaliações externas como SPAECE, ENEM e vestibulares.
Além disso, visa tornar o aluno apto a produzir e expor, em sala de aula, seus próprios textos de modo interativo, uma vez que este deverá realizar trabalho de grupo e, posteriormente, seminário.
Além disso, visa tornar o aluno apto a produzir e expor, em sala de aula, seus próprios textos de modo interativo, uma vez que este deverá realizar trabalho de grupo e, posteriormente, seminário.
Para
isso, serão explanados, em aulas de Produção Textual, os gêneros discursivos
presentes no jornal e, por meio deles, serão apresentados os conteúdos
bimestrais pertinentes à Literatura, Gramática e Interpretação Textual, bem
como temas atuais veiculados pela mídia que darão suporte a algumas produções
específicas.
JUSTIFICATIVA:
Editoriais,
anúncios publicitários, resenhas críticas, charges, entrevistas, crônicas,
tiras, reportagens, manchete, artigos são alguns dos gêneros
textuais que o jornal comporta.
O
jornal, também denominado gazeta ou periódico, é um meio de comunicação cuja
característica principal é a veiculação de informações em grande escala. E, se
utilizado em sala de aula, pode se constituir como um meio eficaz, também
atrativo, para que se possa explorar os mais variados tipos de textos.
Quando,
além de ser utilizado em sala em ocasiões de leitura, é sugerido que o aluno,
utilizando-se de autonomia que dê livre expressão à sua criatividade, confeccione
seu próprio jornal, esse veículo pode ser mais que útil para ampliação da
aprendizagem em vários aspectos.
A
aprendizagem deve ser sempre estimulada por meio de métodos práticos que a
concretizem no espaço da sala de aula. A leitura – uma ação desafiadora para
quem trabalha com o ensino de línguas – deve ser promovida de modo natural e
prático e, consequentemente, deve servir como suporte para o aluno produzir
seus próprios textos.
Em
tempos em que se privilegia tanto o Protagonismo Juvenil, o aluno precisa, de
fato, sentir-se apto à realização de atividades múltiplas que o conduzam ao
desenvolvimento de suas habilidades e potencialidades de leitor e produtor
textual no estudo de línguas: a criação de um jornal em sala, por meio de
grupos, é um método mais que eficaz para que esses valores cognitivos sejam desenvolvidos
na prática.
OBJETIVO GERAL:
Estimular
os alunos das turmas “A”, “B” e “C”, dos primeiros anos do Ensino Médio, da EEFM Presidente Geisel, a produzirem,
em grupo, um jornal a partir do estudo de gêneros discursivos pertinentes ao
texto jornalístico.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
- · Desenvolver estudo de conteúdos bimestrais por meio da produção de um jornal;
- · Estudar gêneros discursivos do jornal de modo a preparar os alunos para que estes elaborem textos que comporão o conteúdo do jornal que eles deverão produzir;
- · Estimular os alunos, empregando prerrogativas do Protagonismo Juvenil, a apresentarem o jornal realizado por eles em sala de aula em forma de seminários.
METODOLOGIA:
Inicialmente serão explanados os
gêneros discursivos do jornal em aulas de Produção de Texto. A partir disso, os
alunos das turmas envolvidas no projeto deverão ser divididos em grupos e cada
grupo ficará incumbido de produzir seu próprio jornal.
O conteúdo que deverá surgir nos
textos, que serão produzidos pelos alunos ao longo do projeto, deverá
relacionar-se aos conteúdos de Literatura, Gramática e Interpretação Textual
pertinentes ao bimestre, além de temáticas abordadas em jornais e demais mídias
que deverão ser colhidas por meio de pesquisas.
Os alunos serão estimulados a
desenvolver textos de acordo com os gêneros estudados e, na conclusão, serão
apresentados os resultados do trabalho desenvolvido pelos grupos em forma de
seminários.
CRONOGRAMA:
Agosto
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Setembro
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Outubro
|
-
Entrega
do projeto para o Núcleo Gestor da Escola;
- Explanação do conteúdo: Gêneros
Discursivos do Jornal (Parte I);
- Divisão dos Grupos para confecção do
Jornal.
|
-
Explanação
do conteúdo: Gêneros Discursivos do Jornal (Parte II);
- Produção textual dos alunos e
acompanhamento;
- Primeiras apresentações em forma de
seminários.
|
-
Últimas
apresentações em forma de seminários;
- Divulgação dos trabalhos no Blog do
autor do projeto: “Das insustentáveis levezas: leitura, interpretação e
artes.”
|
REFERÊNCIAS:
FARIA, Maria Alice. O jornal na sala de aula. São Paulo:
Contexto, 1991.
FULGÊNCIO, Lúcia & LIBERATO,
Yara Goulart. Como facilitar a leitura. 8. ed. São Paulo: Contexto, 2008.
GONÇALVES FILHO, Antenor Antônio. Educação e Literatura. 2. ed. São
Paulo: DP&A, 2002.
KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. A coesão textual. 19. ed. São Paulo:
Contexto, 2004.
______ As inter-ação pela linguagem. 3. ed. São Paulo:
Contexto, 1997.
KÖCHE, Vanilda Salton. Prática textual:
atividades de leitura e escrita. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
LOPES, Eduardo Antonio (org.). Anglo: ensino médio: livro-texto
(Redação). São Paulo: Anglo, 2003.
LUFT, Celso Pedro. Minidicionário Luft. São Paulo: Ática, 2000.
MELO, Adriana; ALMEIDA, Edgley. Programa Jornal na Sala de Aula –
Jornal Diário do Nordeste. Fortaleza: Jornal Diário do Nordeste, 2010.
PACHECO, Agnelo de Carvalho. Dissertação: teoria e prática. São Paulo: Ática, 2000.
SAVIOLI, Francisco Platão &
FIORIN, José Luiz. Lições de texto: leitura
e redação. 2. ed. São Paulo: Ática, 1997.
TAKAZAKI,
Heloisa Harue. Língua Portuguesa: ensino
médio – volume único. São Paulo: IBEP, 2004. (Coleção Vitória Régia).
ANEXOS:
Primeira Equipe a confeccionar o Jornal e apresentá-lo em forma de seminário: "Jornal A Notícia" (Produzido em manuscrito por: Abraão, Fernanda, Maxylene, Janathannyele e Jayane).
Da esquerda para a direita: Maxylene, Jayane & Fernanda |
Janathannyele durante leitura |
Janathannyele & Abraão |
Destaques:
1 - Jornal de Bordo
2 - Jornal "A Notícia":
3 - Jornal do Cariri:
Demais apresentações:
Emilly, Camilla, Luiz Felipe, André & Arthur |
Nívia |
Bárbara, Pedro Henrique & Gabriella |
Antônia Letícia, Letícia & Victor Hamilton |
Antônio Filho, Wesley, Viviane, Júlia Maria e Anderson Stanislavick |
Antônio Filho |
Any Karoliny |
Rayssa, Samara, Claryssa... Olhando com ênfase: Fernando! |
Flávio, Bárbara & Lidiane |
Grazielle, Janykelly, Daniele, Ívna, Flávio, Bárbara & Lidiane |
Flávio |
Vinícius & Ana Lívia |
Laila & Lucas Lídio |
Paulo Vinícius, Raquel, Paloma & Jaqueline |
Luzia, Cidilânia, Felipe, Daniela & Mariza |
Amei...
ResponderExcluirMuito boa a dica. Usava dessa estratégia no Fundamental, mas esse é o tipo do trabalho que dispensa faixa etária específica. O conteúdo é vasto e as produções textuais, assim como a riqueza das pesquisas, nunca sao iguais. Excelente ideia, Émerson.
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