quinta-feira, 10 de outubro de 2013

GÊNEROS DISCURSIVOS DO JORNAL EM SALA DE AULA (UMA PROPOSTA DE INTERAÇÃO)





EEFM PRESIDENTE GEISEL – POLIVALENTE
CREDE 19 – JUAZEIRO DO NORTE – CE
JOSÉ MARROCOS, S/N – BAIRRO SANTA TERESA
FONE / FAX: 3102 - 1100

MINIPROJETO:
GÊNEROS DISCURSIVOS DO JORNAL EM SALA DE AULA

CÍCERO ÉMERSON DO NASCIMENTO CARDOSO

INTRODUÇÃO:
            Este projeto, que se pretende um método prático de aprendizagem, apresenta uma proposta de realização de trabalhos de produção textual a partir do estudo dos gêneros discursivos do jornal em sala de aula.
O jornal se constitui como um veículo útil de propagação de múltiplas informações. Utilizá-lo em sala de aula como ferramenta de aprendizagem pode ser enriquecedor para o aluno uma vez que, por possuir gêneros textuais variados, pode oferecer opções para quem o lê e apontar mecanismos enriquecedores de produção textual através dos modelos que ele apresenta.
Nossa intenção, portanto, é estimular o aluno não só à realização da leitura, mas à produção de textos típicos do jornal para que, por meio deles, este possa ampliar seu conhecimento através de pesquisas e discussões acerca de temas variados e familiarizar-se com a multiplicidade de gêneros que poderão ser cobrados em avaliações externas como SPAECE, ENEM e vestibulares.  
       Além disso, visa tornar o aluno apto a produzir e expor, em sala de aula, seus próprios textos de modo interativo, uma vez que este deverá realizar trabalho de grupo e, posteriormente, seminário.
Para isso, serão explanados, em aulas de Produção Textual, os gêneros discursivos presentes no jornal e, por meio deles, serão apresentados os conteúdos bimestrais pertinentes à Literatura, Gramática e Interpretação Textual, bem como temas atuais veiculados pela mídia que darão suporte a algumas produções específicas.

JUSTIFICATIVA:
Editoriais, anúncios publicitários, resenhas críticas, charges, entrevistas, crônicas, tiras, reportagens, manchete, artigos são alguns dos gêneros textuais que o jornal comporta.
O jornal, também denominado gazeta ou periódico, é um meio de comunicação cuja característica principal é a veiculação de informações em grande escala. E, se utilizado em sala de aula, pode se constituir como um meio eficaz, também atrativo, para que se possa explorar os mais variados tipos de textos.
Quando, além de ser utilizado em sala em ocasiões de leitura, é sugerido que o aluno, utilizando-se de autonomia que dê livre expressão à sua criatividade, confeccione seu próprio jornal, esse veículo pode ser mais que útil para ampliação da aprendizagem em vários aspectos.   
A aprendizagem deve ser sempre estimulada por meio de métodos práticos que a concretizem no espaço da sala de aula. A leitura – uma ação desafiadora para quem trabalha com o ensino de línguas – deve ser promovida de modo natural e prático e, consequentemente, deve servir como suporte para o aluno produzir seus próprios textos.
Em tempos em que se privilegia tanto o Protagonismo Juvenil, o aluno precisa, de fato, sentir-se apto à realização de atividades múltiplas que o conduzam ao desenvolvimento de suas habilidades e potencialidades de leitor e produtor textual no estudo de línguas: a criação de um jornal em sala, por meio de grupos, é um método mais que eficaz para que esses valores cognitivos sejam desenvolvidos na prática.

OBJETIVO GERAL:
Estimular os alunos das turmas “A”, “B” e “C”, dos primeiros anos do Ensino Médio, da EEFM Presidente Geisel, a produzirem, em grupo, um jornal a partir do estudo de gêneros discursivos pertinentes ao texto jornalístico.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • ·               Desenvolver estudo de conteúdos bimestrais por meio da produção de um jornal;

  • ·         Estudar gêneros discursivos do jornal de modo a preparar os alunos para que estes elaborem textos que comporão o conteúdo do jornal que eles deverão produzir;

  • ·         Estimular os alunos, empregando prerrogativas do Protagonismo Juvenil, a apresentarem o jornal realizado por eles em sala de aula em forma de seminários.

METODOLOGIA:
            Inicialmente serão explanados os gêneros discursivos do jornal em aulas de Produção de Texto. A partir disso, os alunos das turmas envolvidas no projeto deverão ser divididos em grupos e cada grupo ficará incumbido de produzir seu próprio jornal.
            O conteúdo que deverá surgir nos textos, que serão produzidos pelos alunos ao longo do projeto, deverá relacionar-se aos conteúdos de Literatura, Gramática e Interpretação Textual pertinentes ao bimestre, além de temáticas abordadas em jornais e demais mídias que deverão ser colhidas por meio de pesquisas.
            Os alunos serão estimulados a desenvolver textos de acordo com os gêneros estudados e, na conclusão, serão apresentados os resultados do trabalho desenvolvido pelos grupos em forma de seminários.

CRONOGRAMA:
Agosto

Setembro
Outubro
- Entrega do projeto para o Núcleo Gestor da Escola;

- Explanação do conteúdo: Gêneros Discursivos do Jornal (Parte I);

- Divisão dos Grupos para confecção do Jornal.

- Explanação do conteúdo: Gêneros Discursivos do Jornal (Parte II);

- Produção textual dos alunos e acompanhamento;

- Primeiras apresentações em forma de seminários.
- Últimas apresentações em forma de seminários;

- Divulgação dos trabalhos no Blog do autor do projeto: “Das insustentáveis levezas: leitura, interpretação e artes.”

REFERÊNCIAS:

FARIA, Maria Alice. O jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1991.

FULGÊNCIO, Lúcia & LIBERATO, Yara Goulart. Como facilitar a leitura. 8. ed. São Paulo: Contexto, 2008.

GONÇALVES FILHO, Antenor Antônio. Educação e Literatura. 2. ed. São Paulo: DP&A, 2002.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. A coesão textual. 19. ed. São Paulo: Contexto, 2004.

______ As inter-ação pela   linguagem. 3. ed. São Paulo: Contexto, 1997.

KÖCHE, Vanilda Salton. Prática textual: atividades de leitura e escrita. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

LOPES, Eduardo Antonio (org.). Anglo: ensino médio: livro-texto (Redação). São Paulo: Anglo, 2003. 

LUFT, Celso Pedro. Minidicionário Luft. São Paulo: Ática, 2000.

MELO, Adriana; ALMEIDA, Edgley. Programa Jornal na Sala de Aula – Jornal Diário do Nordeste. Fortaleza: Jornal Diário do Nordeste, 2010.

PACHECO, Agnelo de Carvalho. Dissertação: teoria e prática. São Paulo: Ática, 2000.

SAVIOLI, Francisco Platão & FIORIN, José Luiz. Lições de texto: leitura e redação. 2. ed. São Paulo: Ática, 1997.

TAKAZAKI, Heloisa Harue. Língua Portuguesa: ensino médio – volume único. São Paulo: IBEP, 2004. (Coleção Vitória Régia). 


ANEXOS:

Primeira Equipe a confeccionar o Jornal e apresentá-lo em forma de seminário: "Jornal A Notícia" (Produzido em manuscrito por: Abraão, Fernanda, Maxylene, Janathannyele e Jayane). 

Da esquerda para a direita: Maxylene, Jayane & Fernanda

Janathannyele durante leitura 
Janathannyele & Abraão

Destaques:

1 - Jornal de Bordo







2 - Jornal "A Notícia":


3 - Jornal do Cariri:




Demais apresentações:


Emilly, Camilla, Luiz Felipe, André & Arthur

Nívia

Bárbara, Pedro Henrique & Gabriella
Antônia Letícia, Letícia & Victor Hamilton

Antônio Filho, Wesley, Viviane, Júlia Maria e Anderson Stanislavick


Antônio Filho

Any Karoliny

Rayssa, Samara, Claryssa... Olhando com ênfase: Fernando!

Flávio, Bárbara & Lidiane

Grazielle, Janykelly, Daniele, Ívna, Flávio, Bárbara & Lidiane

Flávio 

Vinícius & Ana Lívia 

Laila & Lucas Lídio

Paulo Vinícius, Raquel, Paloma & Jaqueline

Luzia, Cidilânia, Felipe, Daniela & Mariza





2 comentários:

  1. Muito boa a dica. Usava dessa estratégia no Fundamental, mas esse é o tipo do trabalho que dispensa faixa etária específica. O conteúdo é vasto e as produções textuais, assim como a riqueza das pesquisas, nunca sao iguais. Excelente ideia, Émerson.

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