quinta-feira, 18 de julho de 2019

CRÔNICA: "2019 É PARA OS FORTES"


Ao abrir a porta de casa, vi um gato de amarelos olhos que me olhou indiferente e disse: "2019 é para os fortes!" Quem me conhece sabe o sentimento que devoto a gatos - meu corpo responde eriçado quando vejo um. O gato sentou-se à minha frente e passou a ditar o texto que transcrevo abaixo:

"2019 é para os fortes! Sim, a coisa anda séria. Não percebo luz no fim do túnel. Homens e mulheres estão psicologicamente abalados - o índice de suicídios aumentou no país. E você, então, que já nasceu propenso a abalos, está nitidamente uma pilha de nervos, hein! 

2019 é ano do Pendurado - que não me deixe mentir o tarot. Ano ímpar, de aspecto grosseiro, oscilação da harmonia e desengano, 2019 tem rido dos fracos. Por isto, somente os fortes sobreviverão a ele. 12 pendurados em 12 meses em 12 símbolos e 12 quedas...

Eu poderia sugerir que você andasse ao vento, como eu, e eriçasse os pelos com a mesma maestria com que eu o faço. Eu poderia mandar você lamber-se despreocupado, como eu, porque medos e desesperos e angústias durante o ano não passarão rápido. Bem, mas como o brasileiro é dado a subserviência e caos, prefiro dizer outras coisas: tenha brio, erga a cabeça, apoie amigos e amigas e siga em frente! Não há isentos no caminho estreito que o ano nos forçou a caminhar - então, reaja!  

Meus olhos bifurcados veem você com pena. Que vida: presidente medíocre, Brasil dormente! Ignorância explícita, esquizofrenia nacional! Ah! Não tem como não rir quando vislumbro brasileiros em suas janelas sem rua! Que berço é este no qual vocês foram atirados? Tenho vergonha por você, querido! Vergonha por você e de você... 

Há tanta gente doendo, no entanto o silêncio impera. Há tanta gente gritando, todavia não há barulho em espaço algum. Vejo gente paralisada de medo, de aceitação, nadando em rios de dissimulação... Aprenda algo comigo, que sou alma que não mede esforços para o desprezo ao caos e gosta de auto-lambidas reconfortantes: reaja! Espero água e alimento sempre - e tenho pressa! Você, frágil espírito, merece o quê nesta vida em farpas? 

2019 é ano para quem tem músculo, para quem tem sangue, para quem tem coragem! Se você, pobre criatura, conseguir sobreviver a ele, disto estou certo, não haverá no mundo quem o segure! Então, covarde, cuspa quando ouvir nomes de governantes e seus comparsas despreparados - não deixe que eles tornem você um espírito inerte! Pise na cabeça das serpentes eleitas pela gentalha acrítica - a Roda da Fortuna também poderá girar no cenário político! E, mais do que isso, aprenda o que disse Fernanda Montenegro: "Para se superar a gente precisa amar a vida, tem que se querer estar vivo". E tenho dito!"

A verdade exposta pelo gato que me abordou me causou espanto. Gatos sempre mordem minhas mãos e pés em sonhos desde a infância. Agora, pelo que vejo, eles querem roer minha consciência - e isto pode ter uma grande utilidade em mim!

Émerson Cardoso
18/07/2019 

3 comentários:

  1. Incrível com você escrever tão bem e com tanta frequência, Émerson. Um texto tão minuciosamente correto na língua portuguesa e você fez em um dia, provavelmente no tempo em que eu poderia ter passado visto um filme ou teclando aqui, no celular. É como você diz, de fato precisamos ler mais.

    ResponderExcluir