sexta-feira, 28 de maio de 2021

ENSAIO ACADÊMICO


Para Sacconi Júnior (2007, p. 259), o Ensaio pode ser definido da seguinte forma: "Produção Literária breve e em prosa, sobre uma determinada matéria ou tema, geralmente analítica, especulativa ou interpretativa, que apresenta o ponto de vista do autor, sem a preocupação de profundidade". 

Pedro Luft (2000, p. 278) diz que o Ensaio consiste em uma: "Rápida apresentação escrita de um assunto, sem grande desenvolvimento".  

TÍTULO (deve apresentar o título do Ensaio centralizado e com maiúsculas)

RESUMO (pode ser realizado dependendo da finalidade ou exigências, mas obedece à estrutura convencional: a) Apresentação do tema a ser abordado, b) Justificativa, c) Menção aos Objetivos, d) Metodologia empregada para realização do trabalho)

INTRODUÇÃO:

1 - Apresentação do tema que deve ser abordado; 
2 - Apresentação de uma TESE (afirmação ou proposição sobre o que você pretender discutir);
3 - Retomar de modo sucinto: a) Apresentação, b) Justificativa, c) Objetivos e d) Metodologia. 

DESENVOLVIMENTO:
1 - Contextualizar / Apontar uma problemática / Apresentar um caso a ser discutido; 
2 - Comprovar a TESE por meio de argumentos com suporte de estudos teórico-críticos;
3 - Se analisar alguma obra, ou mesmo se estiver em discussão sobre um estudo teórico-crítico, apontar trechos; 
4 - Apresentar o posicionamento a respeito do tema abordado.  

CONCLUSÃO:
1 - Apontar, de forma sintética, a que resultados o texto chegou;
2 - Mencionar se os objetivos foram alcançados.

REFERÊNCIAS:
1 - Em ordem alfabética;
2 - Seguir ABNT. 

 

REFERÊNCIAS

CAMPOS, Magna. O gênero textual ensaio acadêmico: suas especificidades e regularidades. 2014. Disponível em: https://trilhante.com.br/trilha/fdrp/sobre/ensaio-academico. Acesso em: 05 jun. 2021. 

LUFT, Celso Pedro. Minidicionário Luft. São Paulo: Ática, 2000.

KÖCHE, Vanilda Salton. Prática textual: atividades de leitura e escrita. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

SACCONI, Luiz Antonio. Minidicionário Sacconi Júnior da Língua Portuguesa. São Paulo: Escala Educacional, 2007. 

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