segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

PARÁFRASE: COMO FAZER?



Segundo Garcez (2001, p. 57), a paráfrase é "um texto que traz as mesmas informações de um outro texto, por meio de outras palavras: tem a mesma função, mas apresenta uma forma de organização diferente." Parafrasear é, deste modo, apresentar as ideias de alguém com um vocabulário próprio e uma construção sintática própria. A paráfrase torna possível a construção de gêneros textuais, como o artigo, a resenha e o resumo.  

Para Garcez (2001, p. 58), na paráfrase podemos simplificar frases e períodos ou transformá-los estilisticamente; palavras complexas podem ser substituídas por expressões mais simples e familiares, também pode ocorrer o contrário, dependendo do objetivo do produtor. As informações, porém, devem manter fidelidade com relação ao que é apresentado pelo texto original. Ao realizarmos uma paráfrase de uma obra de certo autor, devemos fazer menção direta quanto ao autor, para que a paráfrase não se caracterize como plágio.  

Segundo Köche (2006, p. 91), a "paráfrase não pode ser confundida com resumo, pois este é uma condensação fiel das ideias. Também não pode ser confundida com paródia, pois nessa a organização textual é semelhante, porém as informações são diferentes."

Köche apresenta vários exemplos de paráfrase, dentre elas destacaremos a seguinte: 

FRASE INICIAL:

O sucesso do futebol brasileiro deve-se ao empenho dos nosso jogadores.

PARÁFRASES:

A - O empenho de nossos jogadores garante o sucesso do futebol brasileiro.
B - O sucesso do futebol brasileiro é fruto do empenho de nossos jogadores.

As orações (A) e (B) são paráfrases da oração anterior porque as construções sintáticas, embora diferentes, preservam o mesmo sentido. 


REFERÊNCIA:

KÖCHE, Vanilda Salton; BOFF, Odete Maria Benetti e PAVANI, Cinara Ferreira. Prática textual: atividades de leitura e escrita. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.


EXEMPLO INTERESSANTE DE PARÁFRASE:


Texto de Shakespeare, da peça "Hamlet"



Turma da Mônica, de Maurício de Sousa



Nenhum comentário:

Postar um comentário