segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

GRAMATIC (ARTE): CRASE


REGRA GERAL: 
A crase ocorre somente diante de palavras femininas determinadas pelo artigo definido a ou as e subordinadas a termos que exigem a preposição a. 


A CRASE OCORRERÁ SEMPRE NOS SEGUINTES CASOS: 

1 - Fusão da preposição a com o artigo feminino a.
Ex: Fui a + a escola. = Fui à escola.

2 - Fusão da preposição a com o a dos pronomes demonstrativos aquele (es), aquela (as), aquilo.
Ex: Refiro-me a + aquela menina. = Refiro-me àquela menina / Não dei atenção a = aquilo que você fez. Não dei atenção àquilo que você fez.

3 - Fusão da preposição a com o pronome relativo a qual e as quais. 
Ex: A artista a + a qual me referi fará uma exposição no próximo sábado. = A artista à qual me referi fará uma exposição no próximo sábado. 

4 - Antes de:

a - Locuções Adverbiais: às vezes, às claras, à beça, à noite,  às escondidas, à toa, à tona...
b - Locuções Prepositivas: à espera de, à margem de, às vésperas de, à custa de, à beira de...
c - Locuções Conjuntivas: à proporção que, à medida que...

5 - Na indicação de horas:
Ex: Maria chegou às 13 horas. / Ele permaneceu das 13h às 15h. 

6 - Haverá crase quando subentendidas as Locuções à moda de e à maneira de:
Ex: Ela usa sapato à Luiz XV. [à moda de] / Ele nada à César Cielo. [à maneira de]

7 - Nas palavras casa, terra e distância quando estas estiverem especificadas:
Ex: Voltou à casa materna. / Foi à terra do Padre Cícero. / Vi a moça à distância de 3 metros. 

CRASE FACULTATIVA:

1 - Antes de pronomes possessivos femininos.
Ex: Enviei o presente à minha mãe. / Enviei o presente a minha mãe.

2 - Antes de nomes próprios femininos:
Ex: Entreguei o livro à Carmem. / Entreguei o livro a Carmem.

3 - Antes da Locução Prepositiva até a:
Ex: Vou até à rua de baixo. / Vou até a rua de baixo. 

A CRASE EM TRECHOS DE CANÇÕES DA MPB:

"Eu levo a sério, mas você disfarça
Você me diz à beça e eu nessa de horror
E me remete ao frio que vem lá do sul
Insiste em zero a zero e eu quero um a um..."
(Djavan) 

"Às vezes te odeio por quase um segundo
Depois te amo mais
teus pelos, teu gosto, teu rosto, tudo
Tudo que não me deixa em paz..."
(Herbert Viana)

"À noite sonhei contigo
E não tava dormindo!
Justo ao contrário,
estava bem desperto..."
(Kevin Johansen / Paula Toller)

"Eu fui à Europa
Pra cantar samba-de-breque
Numa rádio de lá,
Quando estreei, foi um chuá,
Meti minha bossa
Pra mostrar que a gente nossa 
Também sabe cantar..."
(Chiquinho Salles) 





Nenhum comentário:

Postar um comentário