sexta-feira, 21 de junho de 2013

GRAMATIC (ARTE): FIGURAS DE LINGUAGEM NAS LETRAS DE CANÇÕES DO "LEGIÃO URBANA"

Chama-se Figura de Linguagem ao recurso de expressão que consiste no emprego da linguagem em um contexto inesperado, seja no que diz respeito ao sentido, à posição ou à combinação das palavras. Há quatro tipos de Figuras de Linguagem: Figuras de Palavras (ou Tropos); Figuras de Pensamento; Figuras de Construção (também chamadas de Figuras de Sintaxe) e Figuras Sonoras.

Para fins de exemplificação, pesquisaremos nas canções do Legião Urbana as Figuras de Linguagem que estudaremos. Uma das mais marcantes bandas que o Brasil teve o privilégio de conhecer, o Legião Urbana se imortalizou pelas canções inconfundíveis que colocam em destaque nuanças de uma juventude que busca, num país perpassado por diversas problemáticas sociais, a reivindicação por meio da Arte e apreciação do que ainda pode ser belo nas relações humanas. Tendo recebido reconhecimento já no fim da década de 70, a voz de Renato Russo (o vocalista da banda) continua imponente, ainda neste início de século, por ter destacado temas que ainda nos atormentam e sensibilizam. E continuará ecoando por muitos anos e anos e anos, por meio de suas canções, porque elas são atemporais como toda obra que se pretende Arte.




FIGURAS DE PALAVRAS (ou TROPOS): Caracterizam-se pela transposição do sentido literal das palavras para o sentido figurado.

COMPARAÇÃO - Ocorre quando, por meio de um termo comparativo explícito, se estabelece uma relação de semelhança entre dois seres diferentes a que se pode atribuir algo em comum. Normalmente, a comparação é estabelecida por uma conjunção comparativa (como, tal qual, assim como).

"VOCÊ PERDEU A SUA VIDA, MEU IRMÃO
VOCÊ PERDEU A SUA VIDA, MEU IRMÃO
ESSAS PALAVRAS VÃO ENTRAR NO CORAÇÃO
EU VOU SOFRER AS CONSEQUÊNCIAS COMO UM CÃO..."
(FAROESTE CABOCLO)

METÁFORA - É o emprego de uma palavra fora do seu sentido próprio, podendo ter como base uma comparação subentendida, em que o elemento comparativo está implícito.

"SEM ESSA DE QUE: "ESTOU SOZINHO".
SOMOS MUITO MAIS QUE ISSO
SOMOS PINGUIM, SOMOS GOLFINHO.
HOMEM, SEREIA E BEIJA-FLOR
LEÃO, LEOA E LEÃO-MARINHO
EU PRECISO E QUERO TER CARINHO, LIBERDADE E RESPEITO
CHEGA DE OPRESSÃO:
QUERO VIVER MINHA VIDA EM PAZ..."
(VAMOS FAZER UM FILME)

CATACRESE - É a utilização de um termo fora de seu sentido literal, por não haver uma palavra apropriada para expressar o que se pretende. Nesse caso o uso da palavra já está incorporado à língua, para suprir a falta de um termo exato.

"MAS SE VOCÊ QUISER ALGUÉM
PRA SER SÓ SEU
É SÓ NÃO SE ESQUECER
EU ESTAREI AQUI...

OU ENTÃO NÃO TERÁS JAMAIS
A CHAVE DO MEU CORAÇÃO..."
(EU ERA UM LOBISOMEM JUVENIL)

METONÍMIA - É o emprego de um termo por outro, com o qual mantém uma relação de contiguidade, de inclusão, de interdependência ou de coexistência.

"CHEGA! VOU MUDAR A MINHA VIDA
DEIXA O COPO ENCHER ATÉ A BORDA
QUE EU QUERO UM DIA DE SOL
NUM COPO D'ÁGUA."
(A MONTANHA MÁGICA)

ANTONOMASIA ou PERÍFRASE - É o emprego de uma expressão que identifica coisa ou pessoa, salientando suas qualidades ou um fato notável pelo qual ela é conhecida.

"JHONN ROBERTO ERA O MAIORAL
O NOSSO JOHNNY ERA UM CARA LEGAL

ELE TINHA UM OPALA METÁLICO AZUL
ERA O REI DOS PEGAS NA ASA SUL

E EM TODO LUGAR..."
(DEZESSEIS)    

SINESTESIA - Consiste na mistura de sensações que produzem forte sugestão tátil, olfativa, visual, palatal e auditiva.

"O GOSTO PERFUMADO QUE RETÉM MINHA LÍNGUA
É ENGANO INSTALADO E NÃO DESFEITO
SEUS OLHOS CHISPANTES PODEM RETALHAR MINHA PELE BÁRBARA
FORÇAR TODA GRAVIDADE A IR EMBORA."
(CANÇÃO RETORNO PARA UM AMIGO À MORTE)


FIGURAS DE PENSAMENTO: Ocorrem quando empregamos, intencionalmente, ideias diferentes daquelas que normalmente a palavra ou expressão sugere na frase. 

ANTÍTESE - É o destaque de uma ideia ou de um conceito por meio de palavras de sentido oposto. Em geral, seu objetivo é enfatizar a diferença entre os termos.

"EU QUIS O PERIGO
E ATÉ SANGREI SOZINHO
ENTENDA!
ASSIM PUDE TRAZER
VOCÊ DE VOLTA PRA MIM
QUANDO DESCOBRI
QUE É SEMPRE SÓ VOCÊ
QUE ME ENTENDE 
DO INÍCIO AO FIM."
(ÍNDIOS)


PARADOXO OU ou OXÍMORO - Trata-se de uma antítese com maior intensidade no contraste de ideias, e que mais reúne (ou associa) do que opõe as ideias contrastantes.

"O AMOR É O FOGO QUE ARDE SEM SE VER;
É FERIDA QUE DÓI E NÃO SE SENTE;
É UM CONTENTAMENTO DESCONTENTE;
É DOR QUE DESATINA SEM DOER."
(MONTE CASTELO, RELEITURA DO SONETO DE CAMÕES)

EUFEMISMO - Consiste na suavização da linguagem, evitando-se o emprego de palavras ou expressões consideradas desagradáveis por quem enuncia o discurso.

"SÓ QUE VOCÊ FOI EMBORA CEDO DEMAIS
EU CONTINUO AQUI
MEU TRABALHO E MEUS AMIGOS
E ME LEMBRO DE VOCÊ 
DIAS ASSIM, DIAS DE CHUVA, DIA DE SOL
E O QUE SINTO NÃO SEI DIZER
VAI COM OS ANJOS, VAI EM PAZ..."
(LOVE IN THE AFTERNOON) 

IRONIA - Consiste em se dizer o contrário do que se pensa, o oposto do que se quer dizer, normalmente com intenção sarcástica.

"QUE BELÍSSIMAS CENAS
DE DESTRUIÇÃO
NÃO TEREMOS PROBLEMAS
COM A SUPERPOPULAÇÃO...

VEJA QUE UNIFORME LINDO
FIZEMOS PRA VOCÊ
LEMBRE-SE SEMPRE
QUE DEUS ESTÁ
DO LADO DE QUEM VAI VENCER..."
(A CANÇÃO DO SENHOR DA GUERRA)

HIPÉRBOLE -  Caracteriza-se pelo exagero da linguagem, a fim de intensificar uma ideia.

"SEMPRE FAÇO MIL COISAS AO MESMO TEMPO
E ATÉ QUE É FÁCIL ACOSTUMAR-SE COM MEU JEITO
AGORA QUE TEMOS NOSSA CASA
É A CHAVE QUE SEMPRE ESQUEÇO".
(O MUNDO ANDA TÃO COMPLICADO)

PERSONIFICAÇÃO, PROSOPOPEIA ou ANIMIZAÇÃO - Ocorre quando se atribuem ações, sentimentos, qualidades e linguagem próprios do ser humano a seres inanimados.

"JÁ NÃO SEI DIZER SE AINDA SEI SENTIR
O MEU CORAÇÃO JÁ NÃO ME PERTENCE
JÁ NÃO QUER MAIS ME OBEDECER
PARECE AGORA ESTAR TÃO CANSADO QUANTO EU
ATÉ PENSEI QUE ERA MAIS POR NÃO SABER
QUE AINDA SOU CAPAZ DE ACREDITAR
ME SINTO TÃO SÓ
E DIZEM QUE A SOLIDÃO ATÉ QUE ME CAI BEM."
(MAURÍCIO)

GRADAÇÃO - Caracteriza-se pela organização de uma sequência de palavras ou expressões que exprimem a redução ou intensificação progressiva (crescente ou decrescente) de uma ideia.

"EDUARDO E MÔNICA FIZERAM NATAÇÃO, FOTOGRAFIA,
TEATRO, ARTESANATO, E FORAM VIAJAR
A MÔNICA EXPLICAVA PRO EDUARDO
COISAS SOBRE O CÉU, A TERRA, A ÁGUA E O AR."
(EDUARDO E MÔNICA)


APÓSTROFE - É a invocação ou chamamento de alguém ou de alguma coisa. Corresponde estilisticamente ao vocativo.

"COMEÇO A FICAR LIVRE
ESPERO. ACHO QUE SIM.
DE OLHOS FECHADOS NÃO ME VEJO E,
VOCÊ SORRIU PRA MIM
CORDEIRO DE DEUS QUE TIRAI OS PECADOS DO MUNDO,
TENDE PIEDADE DE NÓS.
CORDEIRO DE DEUS QUE TIRAI O PECADO DO MUNDO,
TENDE PIEDADE DE NÓS.
CORDEIRO DE DEUS QUE TIRAI O PECADO DO MUNDO,
TENDE PIEDADE DE NÓS."
(SE EU FIQUEI ESPERANDO O MEU AMOR PASSAR)
































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