Definição:
O
parágrafo é a unidade de composição do texto que apresenta uma ideia básica à
qual se agregam ideias secundárias, relacionadas pelo sentido. Em geral, a cada
parágrafo, desenvolve-se uma ideia importante sobre o assunto que o autor
explana. A sua extensão é variável, podendo conter apenas uma frase ou
alongar-se por uma página inteira. O ideal é a intercalação de parágrafos
curtos e de média extensão.
Qualidades
do Parágrafo:
1 –
Unidade: apenas uma ideia central deve emergir do parágrafo;
2 –
Coerência: ordenação lógica de ideias;
3 –
Concisão: os desdobramentos da ideia central são apresentados sem redundâncias;
4 –
Clareza: a escolha das palavras é adequada ao contexto, tornando a leitura
inteligível ao leitor.
Estrutura
do Parágrafo:
1 –
Tópico frasal: apresenta a ideia principal, o núcleo do parágrafo;
2 –
Desenvolvimento: desdobra o tópico frasal expondo as ideias nele apresentadas;
3 –
Conclusão: encerra a ideia central do parágrafo.
Identificando
a Estrutura do Parágrafo:
Pode-se transformar o sistema imunológico, ao mudar a forma de pensar. (TÓPICO FRASAL) Para isso, é preciso desenvolver uma
autoimagem positiva, amando a si mesmo e
dispondo-se a abandonar o passado e a perdoar. O corpo sempre reflete o estado da consciência em determinado
momento. À medida que as crenças são mudadas, o ser humano transforma-se tanto
física como emocionalmente. Ao mudar, muitas vezes, não precisa mais da antiga
doença. (DESENVOLVIMENTO) Tudo isso contribui para que as
pessoas se tornem completas e se curem de seus males. (CONCLUSÃO)
1 – É
o resultado de um processo de construção de sentido feito pelos interlocutores,
numa situação de interação. Ela permite que uma sequência linguística
constitua-se em um texto, pois estabelece relações entre os seus elementos
(palavras, expressões, frases, parágrafos, capítulos).
2 –
Constitui a textualidade, ou seja, faz da sequência linguística um texto e não
um amontoado aleatório de frases e palavras.
3 – A
coerência e a coesão estão intimamente relacionadas.
Coerência Textual:
Texto Coerente
É verdade que a cada geração
ficamos mais altos?
Sim, principalmente nos países desenvolvidos. Apesar de o crescimento
ser limitado pela genética, a melhora na dieta e nas condições de saúde sempre
traz centímetros a mais. “O consumo de proteínas estimula a produção de células
dos tecidos ósseos e musculares, acelerando o crescimento”, diz a nutricionista
Flora Spolidoro.
Texto Coerente sem elementos coesivos
Cidadezinha
qualquer
Casas
entre bananeiras
Mulheres
entre laranjeiras
Pomar
amor cantar
Um
homem vai devagar.
Um
cachorro vai devagar.
Um
burro vai devagar.
Devagar...
as janelas olham.
Êta
vida besta, meu Deus.
(Carlos Drummond de Andrade)
Texto Incoerente
Pessoas que tomam café da manhã todos os dias correm menos riscos de
ter infecções, conforme estudos realizados. As infecções são comuns em crianças
que frequentam a escola pela primeira vez. Por isso, a escola tem como
filosofia o desenvolvimento de um processo de ensino-aprendizagem
construtivista.
Fatores de Coerência :
Elementos
Linguísticos
Os elementos linguísticos, como os itens lexicais e as estruturas
sintáticas, desempenham papel importante para a compreensão textual, uma vez
que ajudam a ativar os conhecimentos armazenados na memória do leitor e os
sentidos dos enunciados que compõem o texto. Desse modo, o contexto
linguístico, contemplado pelos elementos de coesão, é determinante na
constituição da coerência.
Conhecimento de mundo
A coerência de um texto tem estreita relação com a experiência de mundo
do sujeito que o lê. Está relacionada ao conhecimento sobre o assunto por parte
do interlocutor. Se o leitor não está informado sobre a temática do texto, este
lhe poderá parecer incoerente, pois falta-lhe o conhecimento para apreender o
sentido.
Implícitos
Os implícitos são aquelas informações que necessitam de um ato de
interferência ou de pressuposição para o entendimento, pois não aparecem
explicitamente no texto. A inferência é uma afirmação implícita que pode ser
negada pelo texto, já que é o leitor que a constrói. Exemplo: A faculdade vai
comprar o Patativa do Assaré?
OBS.: A pressuposição é uma afirmação implícita que não pode
ser negada pelo texto, porque há um elemento linguístico que a comprova.
Exemplo: João parou de jogar. (O verbo parou
pressupõe que João jogava.)
Intertextualidade
Para o entendimento de um texto, frequentemente, acessa-se o
conhecimento prévio, decorrente de leituras anteriores. A intertextualidade
ocorre quando o autor utiliza conteúdos referidos direta ou indiretamente de
outros textos.
“Não
só de repolhos, nabos e batatas viverá o homem, mas também de violetas,
orquídeas e rosas.” (Rubem Alves)
Coesão:
1 – A coesão textual diz respeito às relações de sentido que ocorrem no interior do texto, por meio das quais uma sentença se liga à outra. Essa ligação dá-se através do emprego de elos coesivos na organização textual, permitindo a concatenação das suas partes.
2 – A
coesão possibilita a ligação dos elementos que constituem o texto e gera uma
interdependência interna organizada. Ela se realiza na conexão de vários
enunciados, a partir das relações de sentido que existem entre eles, expressos
por certas categorias de palavras, chamadas de conectivos.
3 – A
rede de relações de um texto, responsável pela construção do sentido global,
pode ser estabelecida por dois grandes conjuntos: o da Coesão
Referencial e o da Coesão Sequencial.
Coesão Referencial
Seus
principais fatores são: a substituição, a referência, a coesão lexical, a
elipse e a conjunção. Realiza-se pela referência de elementos do próprio texto.
Para efetivá-la, são usados Pronomes Demonstrativos, Possessivos, Pessoais ou
Advérbios e expressões adverbiais que indicam a localização.
Exemplos:
Ana
é uma excelente profissional. Ela
é muito humana.
Pedro
comprou um anel para oferecê-lo à esposa.
Coesão
por Substituição
Consiste
em utilizar conectivos ou expressões para sintetizar e retomar substantivos,
verbos, expressões e partes já referidas.
Exemplos:
Os
brasileiros esquecem facilmente as ofensas. Por essa razão, os políticos corruptos são reeleitos.
Ana
e João foram para Recife e João Pessoa, respectivamente.
Ou
expressões como: Diante
do que foi exposto / A partir do que foi exposto / Após
essa explanação breve...
Coesão
Lexical
A
coesão lexical de um texto depende de um certo grau de redundância, através da
qual retoma-se as ideias e parte delas, utilizando-se de palavras já ditas,
sinônimos, hiperônimos, nomes genéricos ou palavras do mesmo campo semântico.
Exemplos:
O
aluno entrou na sala. O
aluno estava atrasado. (repetição)
O
aluno entrou na sala. O
estudante estava atrasado. (sinônimo)
Ana
desenhou círculos, quadrados e retângulos. As figuras geométricas desenhadas por ela estavam corretas.
(nome genérico)
Grupos
de refugiados (hipônimo = sentido específico) chegam
diariamente do sertão castigado pela seca. São pessoas
(hiperônimo = sentido amplo) famintas, maltrapilhas, destruídas.
A
escola estava aberta. Dezenas de alunos e professores
circulavam nos corredores. (palavras do mesmo campo semântico)
Coesão
por Elipse
Na
construção de um texto, muitas vezes, certas palavras, expressões e até frases
podem ser omitidas, evitando-se o sentido. A elipse pode estar marcada por
vírgula e os pronomes, os verbos, os nomes e as sentenças podem estar
implícitos.
Exemplo:
Eles
acordaram e viajaram. (elipse do pronome Eles)
Eu
comprei livros, minha namorada flores. (elipse do verbo – Comprou)
Esta
questão foi a mais difícil da prova. (elipse do nome – Questão.
Coesão
por conjunção
A
conjunção estabelece relações significativas específicas entre os elementos.
Porque Ou E
Que
Logo Ora
À medida que Mas Pois
À proporção que Embora Nem
Portanto
Porém Como
Assim
Todavia Se
Referências:
FIORIN,
José Luiz & SAVIOLI, Francisco Platão. Lições
de texto: leitura e redação. 10. ed. São Paulo:
Ática, 1996.
KOCH,
Ingedore
Grunfeld
Villaça. As inter-ação pela linguagem.
3. ed. São Paulo: Contexto, 1997.
KÖCHE,
Vanilda
Salton.
Prática textual: atividades de leitura e escrita. 6. ed.
Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
_____ A
coesão textual. 7.
ed. São Paulo: Contexto, 1994.
TRAVAGLIA,
Luiz Carlos. A coerência textual. 5. ed. São Paulo: Contexto, 1989.
_____
Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática.
12. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
Que bom achei você, assim compreendo melhor sobre coesão e coerência. obrigada,
ResponderExcluirCarla
Olá, Carla Maranhão!!! Eu que agradeço por você prestigiar esta tentativa de explanação!!! Sempre que precisar, basta entrar blog ou mandar um e-mail que eu ficarei feliz em auxiliá-la, certo? Um abraço!!!
ExcluirMagnífico, vai me ajudar muito com os meninos.
ResponderExcluirGlauco, como sempre gentil e dedicado ao trabalho que tem realizado na escola. Sabe que se precisar de mim, estarei à disposição. Um imenso abraço!!!
ExcluirCaro colega, Emerson Cardoso. Adivinha quem usará eu texto para montar um material para os meninos?
ResponderExcluirGostei do acervo. Além de conceitos, escolheste bons exemplos. Seu blog é uma enciclopédia.
Obrigado!